Mais
×

Atividades de desenvolvimento para as crianças de 5 a 10 anos

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas atividades divertidas ajudam as crianças a aprender e a crescer. Elas precisam de uma variedade de atividades que as ensinem a trabalhar em conjunto com outras pessoas, promovendo assim um desenvolvimento social saudável. Enquanto isso, quando estão brincando sozinhas, elas aprendem a pensar de forma independente, segundo o Child Development Guide (Guia de desenvolvimento infantil). As crianças aprendem com brincadeiras livres, bem como com atividades mais estruturadas. Ao escolher as atividades estruturadas, não se esqueça de usar aquelas que também incorporam um sentido de brincadeiras e de diversão.

Brincar estimula um desenvolvimento social saudável (Play image by Studio Pookini from Fotolia.com)

Compartilhando

As crianças de cinco anos estão desenvolvendo um senso de justiça e aprendendo a compartilhar. Faça atividades com elas que enfatizem o compartilhar com os outros, como uma atividade de compartilhamento de lápis de cor descrito na PBS Kids. Nesta atividade, você dá uma pilha de lápis de cor para um pequeno grupo de crianças, assim como um pedaço de papel para cada criança, e diz a elas para descobrirem uma forma justa de compartilhar os lápis de cor. Elas podem dividi-los ou decidirem ter um pilha de lápis em comum. Converse com elas posteriormente sobre por que elas decidiram dividir da forma como o fizeram.

Voluntariado

Ofereçam-se como voluntários, juntos como uma família, para mostrar a sua criança como contribuir ativamente para a comunidade dela. Até mesmo crianças pequenas podem ajudar; a coisa mais importante é que elas se sintam envolvidas e vejam seus pais contribuindo. Mesmo que você não tenha tempo para se voluntariar toda semana, faça isto de vez em quando. Ajude a preservar a natureza, a limpar o lixo ou em um fundo alimentar. Converse com sua criança sobre as diferentes maneiras de devolver à sua comunidade, por que isso é importante, e peça-a para pensar em ideias próprias de como fazer isso.

Esportes

Incentive as crianças a experimentar um programa de esportes, se elas parecem interessadas em um esporte especifico. Mas, primeiro, converse com o treinador e com outros pais para se certificar de que eles compartilham de sua filosofia de esportes. Essas atividades deverão ser sobre a aprendizagem de trabalho em equipe e ficar em forma, e não apenas sobre ganhar. Incentive os garotos a experimentar atividades tradicionalmente rotuladas como sendo para meninas, como ginástica e dança, e incentive também as meninas a experimentar atividades rotuladas como "esportes para meninos". Mesmo que eles decidam não continuar, você estará ensinando uma lição valiosa sobre a igualdade.

Brincando com blocos

Brincar com blocos ajuda as crianças a pensarem criativamente e a desenvolverem as suas habilidades motoras finas. Se elas brincarem com blocos de madeira de lados lisos ou com uma das variedades populares no mercado, irão construir a sua coordenação e aprenderão a trabalhar com outras crianças se brincarem juntas.

Produção de filmes

Se você tiver uma câmera de vídeo, ajude sua criança a fazer um curta metragem que tenha a participação de sua família. As crianças de 8 a 10 anos de idade vão ficar encantadas por terem a chance de fazerem seus próprios filmes de curta metragem. Peça a elas para escreverem um roteiro em que todos possam atuar, decidir sobre o cenário, direcionar a todos e manusear a câmera. Mais tarde, compartilhe o filme com amigos e ou parentes, deixando que sua criança apresente-o. Ela vai se sentir bastante crescida, e isso vai incentivá-la a assumir outros projetos criativos e desafiadores, assim como também um papel de liderança.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article