Atividades para o desenvolvimento social de menores

Escrito por marisa swanson | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para o desenvolvimento social de menores
Os pais podem ajudar os seus bebês a se desenvolver socialmente (baby image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

O desenvolvimento social em crianças começa quando elas são bebês e continua durante a infância. O termo desenvolvimento social é utilizado para descrever o processo da necessidade e da habilidade do bebê em comunicar-se com outras pessoas. Um desenvolvimento saudável da socialização é crucial para que seu filho aprenda a confiar, desenvolva confiança e também utilize suas habilidades linguísticas de forma eficiente. Os pais devem encorajar o desenvolvimento social através de atividades que promovem um ambiente de confiança e de estabilidade, de forma que a criança se sinta confortável e capaz no relacionamento com os outros.

Outras pessoas estão lendo

Atenção

Uma das formas em que se pode gerar confiança e um sentimento de segurança no seu bebê é prestar atenção a ele. Alguns pais acreditam que o reconhecimento frequente de que a criança está chorando irá deixá-la mimada. Isso não é verdade para bebês com menos de 1 ano de idade. Nos primeiros meses, o bebê chora por necessidades genuínas e desconforto, e não deve ser ignorado. Você deve também sorrir e conversar com o seu bebê frequentemente. Quanto mais se conversa com um bebê, maiores as chances que ele tem de desenvolver as habilidades da linguagem apropriadas. Toque-o com frequência, o contato físico é importante para pessoas de todas as idades. Faça contato visual repetidamente. Mantenha o pai envolvido, peça-o para segurar, tocar e conversar com o seu filho. Pegue o seu bebê quando ele te procurar com seus braços abertos.

Atividades para o desenvolvimento social de menores
Passe um tempo segurando, tocando e conversando com o seu bebê (mother holding baby #21 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Encorajamento

Para aumentar a confiança, faça muita festa com pequenas coisas. Quando enxergar que o seu bebê está começando a entender a língua e está mais autoconfiante, pergunte coisas como "onde está a sua mão?", e fique visivelmente feliz quando ele a mostrar para você. Enquanto estiver trocando o seu bebê, diga algo como "coloque o seu pé aqui" e faça elogios quando o ele o colocar. Outras coisas que podem ser reconhecidas com reforço positivo são quando seu filho aprende a se alimentar e a sentar. Se você continuar esse comportamento até que a criança esteja preparada para a creche ou pré- escola, ela estará mais bem equipada para ficar mais tempo sozinha, devido a sua autoconfiança. Outra maneira de ajudar o bebê a se tornar mais consciente de si é deixá-lo brincar com um espelho. Um espelho de mão serve, ou coloque o bebê embaixo ou na frente de um espelho. Antes mesmo de saber que é o seu reflexo, ele irá gostar de ver a imagem.

Exposição

Você não deve deixar o seu bebê em casa, longe do mundo externo. O desenvolvimento da linguagem e da escuta depende de ter uma variedade de experiências estimulantes. Leve-o ao parque, ao zoológico, a museus e até mesmo ao mercadinho. Também leve seu bebê quando for visitar parentes e, se for possível, agende encontros com outras mães para que ele esteja perto de crianças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível