Atividades de escrita em círculo para crianças da pré-escola

Escrito por dylan kennedy | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de escrita em círculo para crianças da pré-escola
As crianças devem ser encorajadas a desenhar e a escrever na pré-escola (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A escrita em um ambiente divertido e convidativo é a chave para o desenvolvimento de habilidades de linguagem dos alunos. Você pode pedir-lhes para soletrar palavras curtas ou simplesmente desenhar imagens, pois ambas as atividades são importantes para incluir no currículo da pré-escola. Acostumar as crianças a se expressarem através da escrita irá prepará-las para o tipo de atividades que elas podem esperar encontrar em toda a sua vida escolar. De acordo com o livro "The Complete Resource Book for Preschoolers" de Pam Schiller, "atividades em círculo permitem aos estudantes praticar habilidades sociais básicas."

Outras pessoas estão lendo

Atividade de desenho livre

Reúna as crianças em círculo, cada um com seu caderno e um lápis ou giz de cera na mão. Mostre a elas um exemplo de um desenho feito por você mesma ou algo de um livro. Coloque uma caixa de lápis de cor ou giz de cera no centro do círculo e diga às crianças para cada uma pegar duas cores. Dê a classe um intervalo de dez minutos para desenhar qualquer coisa que quiserem antes de reunir no círculo novamente. Deixe as crianças compartilharem e explicarem seus desenhos para o resto da classe.

Atividade de escrita ou desenho do telefone

Esta variação da brincadeira clássica do telefone sem fio manterá todos os alunos engajados. Peça às crianças que formem um círculo e depois sussurrem uma palavra simples na orelha de um aluno e peça que ele compartilhe-a com a pessoa à sua esquerda. Continue desta maneira passando por cada aluno no círculo. Depois que a palavra tiver viajado ao redor de todo o círculo, faça as crianças escreverem a palavra que ouviram. Você também pode pedir que eles desenhem o que foi dito a eles se você preferir arte do que linguagem básica. Permita que os alunos comparem e contrastem suas respostas em voz alta.

Escrita de frases em grupos

Uma vez que o grupo estiver em um círculo, vá ao quadro e escreva um artigo curto como "o". Passe pelo grupo, um aluno por vez e deixe que cada um acrescente uma palavra de sua escolha, enquanto todo mundo anota a frase em seu caderno. Dependendo do tamanho da classe, você pode fazer várias sentenças. Da primeira vez, deixe as crianças responderem com o que quiserem, independentemente se faz sentido ou não. Leia a frase em voz alta e deixe a classe reagir. Repita o processo e dessa vez faça sugestões de palavras apropriadas ou dê dicas para fazer uma frase coerente.

Atividade do banco de palavras

Mostre à classe um exemplo de uma frase curta que você construiu usando um sujeito, verbo e alguns artigos como em, "o gato foi para casa". Crie um banco de palavras no quadro usando palavras simples que um aluno da pré-escola pode compreender. Por exemplo, inclua "a", "um", e vários verbos e substantivos simples. Peça para os alunos criarem sua própria versão ou para criar uma em conjunto em um pequeno grupo de duas ou três pessoas, dependendo do tamanho da classe. Deixe os alunos lerem suas sentenças em voz alta e a classe decidir se cada uma delas fazem sentido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível