Atividades de escrita para crianças: como compor diálogos com personagens

Escrito por kara page | Traduzido por marcos gomes
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Atividades de escrita para crianças: como compor diálogos com personagens
O diálogo dos personagnes é um elemento literário importante para os alunos estudarem (Girlfriends image by jura from Fotolia.com)

Escrever diálogos consistentes de personagens é um elemento literário importante para compreender e ensinar. Para os alunos que estão tentando escrever sua própria história ou estão interessados em estudar esse aspecto de leitura e escrita, aprender como se escreve bons diálogos de personagens pode ser uma experiência divertida e interativa.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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Instruções

  1. 1

    Escolha uma história ou peça com bons diálogos para o nível de leitura do aluno. Faça-o ler silenciosamente a parte de um personagem e depois leia em voz alta. Encoraje-o a dizer como imagina que o personagem fala, inclusive se aquele personagem falaria rápido ou lentamente, com ou sem sotaque e qual emoção ele pode estar sentindo naquela cena.

  2. 2

    Instrua o aluno a escrever uma lista de coisas que ele aprendeu sobre aquele personagem por meio de seu diálogo. Ele é feliz, triste ou bravo? De onde ele vem? Quantos anos tem? Como ele se sente em relação ao personagem de que estão falando? Faça com que ele compartilhe o que aprendeu e converse com ele, pedindo para que aponte exemplos específicos no diálogo que deem suporte a esses pontos.

  3. 3

    Dê para o aluno dois personagens e um cenário e peça a ele que tente escrever um trechinho de um diálogo baseado naquela informação. Por exemplo, um diálogo entre uma mãe cansada e um garoto que quer doces para o jantar, ou uma conversa entre dois amigos discutindo planos para ir à praia naquela semana. Dê a seu aluno vários minutos pra escrever esse pequeno diálogo, mesmo se tiver somente duas linhas por personagem.

  4. 4

    Faça-o ler o diálogo escrito em voz alta, imitando o sotaque, emoções e velocidade da fala dos personagens como foi feito no primeiro tópico. Então, leia o diálogo com ele, pedindo que leia um personagem enquanto você lê o outro. Construa a cena tão dramaticamente quanto possível e pergunte ao aluno onde ele imagina que palavras possam ser adicionadas ou quais alterações podem ser feitas para tornar o diálogo mais realista.

  5. 5

    Faça uma pequena mudança na cena e peça para o aluno reescrever o diálogo. Por exemplo, no lugar de dois amigos fazendo planos para ir à praia no fim de semana, eles devem discutir sobre uma prova bimestral que terão na segunda-feira. Após o aluno reescrever o diálogo, leia o texto com ele, fazendo nova atuação dramática. Pergunte a ele que mudanças fez com as palavras, que frase e personagens usou e se conseguiu transmitir a mudança na leitura do diálogo. Encoraje o aluno a pensar criticamente sobre o diálogo que escreveu e as emoções transmitidas, assim como o conteúdo.

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