Atividades escritas para o mês da Consciência Negra

Escrito por michelle sherman | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades escritas para o mês da Consciência Negra
O mês da Consciência Negra inspira muitas atividades de escrita instigantes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ensinar a história africana para os estudantes começando da escravatura até os movimentos pelos direitos civis e outras conquistas é uma parte importante da comemoração da Consciência Negra. Peça aos estudantes para explorarem seus próprios sentimentos ou que se imaginem como alguém do passado, para que compreendam um aspecto da história afro-brasileira. Faça com que os estudantes escrevam como se fossem aquelas pessoas, capturando a voz, o contexto e os dilemas das personagens escolhidas.

Outras pessoas estão lendo

Racismo

Peça para que os estudantes escrevam sobre se atualmente ainda há racismo no Brasil. Peça-lhes para dar exemplos específicos. Solicite-lhes que comparem e contrastem os tipos de ações ou retóricas racistas e os preconceitos que persistem até hoje desde os tempos que antecedem os movimentos pelos direitos civis. Dê aos estudantes a opção de refletir sobre quaisquer experiências pessoais com racismo enquanto escrevem.

Escravatura

Peça aos estudantes para imaginarem a vida de um escravo. Solicite-lhes que escrevam uma espécie de diário sobre como seria um dia normal na vida dessas pessoas. Eles devem descrever que tipo de trabalho fariam, quanto tempo duraria esse trabalho, o que comeriam e como, se fosse possível, passariam seu tempo com suas famílias. Instrua-os a refletir sobre como se sentiriam e descrever suas fontes de diversão, tristeza, raiva, esperança e alegria.

Zumbi dos Palmares

Faça com que os alunos se imaginem como escravos tentando fugir ou como pessoas que faziam parte dos quilombos. Se um estudante imaginar-se como um escravo, certifique-se de que ele aborde os perigos que eles corriam enquanto tentavam escapar. Se o estudante imaginar-se como um membro dos movimentos de resistência, instrua-o a escrever sobre o que ele poderia fazer para ajudar os escravos a conseguirem a liberdade. A casa de um membro poderia ser usada como parada oficial com esconderijos ou ele seria alguém que guiaria os escravos fugitivos até as casas seguras. Faça com que eles considerem os perigos que as igrejas, as pessoas brancas e os negros nascidos livres e ex-escravos enfrentavam ao ajudar os escravos a fugirem.

Leis de protesto

Peça para os estudantes se imaginarem vivendo na época dos movimentos pelos direitos civis. Deixe-os escolher alguém envolvido no movimento como um ativista ou figura-chave ou um líder na luta pela igualdade de direitos. Atente-os para que identifiquem a raça de sua personagem escolhida e solicite-lhes que escrevam por que eles apoiam a igualdade dos direitos e o que eles fazem para protestar contra a segregação racial. Peça-lhes para escrever uma carta, uma nota num diário ou uma mensagem oral de seu personagem para entregar a uma multidão num comício.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível