on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades para explicar a parábola do filho pródigo para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

A parábola do filho pródigo é uma das histórias mais conhecidas do Evangelho de Lucas e traz uma forte interpretação sobre o perdão. Na história, um pai rico tem dois filhos. O filho mais velho é respeitoso, trabalhador e leal ao pai. O mais novo é desrespeitoso e suga todo o dinheiro do pai, usando sua herança para se mudar e gastar em um estilo de vida libertino. Eventualmente, ele se torna tão pobre que inveja até os porcos e tem que se esforçar para conseguir viver. Ele retorna à casa do pai para se desculpar e pedir perdão. O pai imediatamente faz um banquete para celebrar. Ele explica ao irmão leal, que estava confuso e com raiva, a felicidade que o irmão mais novo trouxe, pois “estava morto e agora está vivo, estava perdido e agora foi encontrado”. Ensinar essa história a crianças pode ser um desafio, mas se torna mais fácil com algumas atividades ilustrativas.

A parábola do filho pródigo é uma história importante no Novo Testamento e pode ser necessária a ajuda de imagens para ensiná-la a crianças (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Quadro dos sentimentos e outros instrumentos

Um quadro dos sentimentos oferece um guia visual para ajudar as crianças a entenderem a história. Corte figuras para representar os pais, os dois filhos, a casa da família e a distante fazenda de porcos. Organize-o de modo a ilustrar o caminho que o filho pródigo faz – se distancia da família e depois volta para casa pedindo perdão. Recortes de jornal, pequenas figurinhas ou brinquedos também ajudam visualmente.

Loading...

Atividade com porcos e discussão

Os porcos são um símbolo crucial da perda de respeito que o filho sofre, e além disso, tocam as crianças. Elas podem pintar ilustrações de porcos de livros de colorir, ou fazer os seus próprios porquinhos de papel. Depois de uma discussão sobre os momentos em que as crianças possam ter “agido como porcos”, fazendo bagunça ou tendo que pedir perdão aos pais, por exemplo, elas podem escrever suas próprias reações na ilustração e conversar sobre a importância do perdão.

Labirinto – ajude o filho pródigo a voltar para casa

Um labirinto oferece um uso criativo do simbolismo para mostrar como o filho esteve longe do pai durante sua vida de excessos. Também ajuda as crianças a participarem de um momento-chave na história – a decisão do filho pródigo de voltar pra casa e pedir perdão. O filho, retratado como um homem jovem em roupas esfarrapadas, aparece em uma ponta do labirinto, enquanto o pai aparece como o objetivo final. O labirinto pode ser adaptado para diferentes idades e níveis de habilidade.

“Amazing Grace”

O hino de John Newton, “Sublime Graça” pode ajudar as crianças a lembrar da mensagem de perdão, que é o centro da parábola. As estrofes "I once was lost, but now am found, was blind but now I see" (“Eu estava perdido, mas agora fui encontrado; estava cego, mas agora vejo”) ecoam as palavras que o pai utiliza no retorno do filho pródigo. A famosa melodia pode ajudar as crianças a lembrar da história quando elas a ouvirem ou cantarem de novo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...