×
Loading ...

Ideias para convidar as pessoas à adoração na igreja

O convite à adoração ocorre no início do culto de adoração. Ele pode ter várias formas, incluindo uma leitura ou convite do pastor, um chamado responsivo entre o pastor e a congregação, ou uma música. Apesar do formato, o convite à adoração foca a atenção da congregação em Deus e a convida a participar ativamente em todas as facetas do culto.

O convite à adoração chama a congregação para focar diretamente em Deus e participar do culto (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Convite pastoral

O pastor pode ler uma passagem bíblica, como o Salmo 100.1-2: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as pessoas. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto." Seguindo o texto, o coral ou a congregação podem cantar um hino ou um louvor curto que convide todos a se unir em adoração. Após a canção, o pastor dá boas vindas aos presentes e saúda os visitantes antes de seguir para outros atos de adoração, como a oração ou mais canto.

Loading...

Convite responsivo

Na leitura responsiva há o convite do líder e a resposta da congregação. Alguém pode ter escrito o que se lerá especificamente como um convite à adoração ou o pastor pode ler algo das escrituras, como o Salmo 150. Usando isso como um convite responsivo à adoração, o pastor lê os versos ímpares e os presentes leem os versos pares. Vários hinários incluem leituras responsivas, facilitando esse trabalho para qualquer um participar. A igreja pode projetar slides com a leitura responsiva ou imprimi-la no boletim, na ordem em que será feita.

Convite do coral

O coral pode cantar um convite à adoração. Os convites musicais são, frequentemente, curtos e não exigem resposta da congregação. O coral pode cantar o introito enquanto as pessoas que o compõem entram no santuário, ou fazê-lo de uma posição fixa na plataforma. O pastor se levanta após o introito e saúda os presentes e convida-os a participar da adoração. Uma canção ou leitura responsiva pode seguir o convite, a fim de que a igreja possa imediatamente mover-se para um espírito de adoração.

Convite instrumental

Igrejas que possuem piano, órgão, carrilhão ou ministério de louvor (banda) podem usar um convite instrumental à adoração. A música dá aos membros da igreja tempo para irem aos seus assentos e prepararem-se para o culto que está começando. Os pastores consideram esse tipo de convite especialmente efetivo quando os membros gostam de conversar entre si antes do culto. Assim, eles podem concluir a conversa e focar na santidade da adoração. Logo após, o pastor pode fazer uma oração, ler uma passagem, fazer leitura responsiva ou pedir uma canção. A transição leva o culto de adoração a uma maior profundidade no foco em Deus.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...