Atividades com os filhos sobre sentimentos

Escrito por shelley frost | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades com os filhos sobre sentimentos
Atividades relacionadas aos sentimentos ajudam as crianças a identificarem emoções em seus pares. (feeling boy image by Andrey Starostin from Fotolia.com)

Atividades práticas ensinam as crianças a identificar e a lidar com diferentes emoções. As atividades também permitem que as crianças identifiquem as diferentes emoções em seus amigos e colegas. Ensinar sobre os sentimentos ajuda as crianças a ganhar um senso de empatia, permitindo-lhes demonstrar sensibilidade para com colegas quando experimentarem emoções diferentes.

Outras pessoas estão lendo

Livro de sentimentos

Um livro caseiro funciona bem para as crianças que estão aprendendo as diferenças de cada emoção. Cada página do livro destaca uma emoção diferente. Você pode criar modelos de páginas para tornar o projeto mais fácil. Escreva o nome da emoção no topo da página e deixe um espaço para as crianças desenharem uma imagem relacionada à emoção. A criança pode desenhar o rosto de uma pessoa que mostra a emoção, como uma criança chorando de tristeza. Outra opção é desenhar uma situação que pode causar a emoção, como o brinquedo favorito da criança quebrado. Crianças mais velhas também podem escrever uma descrição da emoção na página. Grampeie as páginas juntas dentro de uma capa de papel grossa. As crianças podem usar o livro para rever emoções diferentes.

Colagem de sentimentos

Colagens adicionam um aspecto criativo às atividades relacionadas aos sentimentos. Cada criança começa com um grande pedaço de papel grosso ou cartaz como a base de colagem. As crianças cortam as imagens de revistas que se relacionam com as emoções. Incentive-as a encontrar muitas emoções diferentes para mostrar toda a gama de sentimentos. Uma outra opção é a de criar colagens em categorias. Use um pedaço de papel diferente para cada emoção. Escreva o nome da sensação em letras grandes no meio do papel. As crianças devem encontrar fotos relacionadas com os diferentes sentimentos. Elas colam as fotos no papel correto com base na emoção expressa na imagem. Você pode pendurar as colagens ao redor da sala como uma referência para as crianças.

Dramatização

A dramatização ajuda as crianças a identificar situações diferentes que podem causar emoções. Um professor ou adulto pode criar uma lista de diferentes cenários, com foco em eventos que possam causar fortes emoções. Uma criança que está sendo deixada de fora de uma atividade, uma festa de aniversário surpresa, um objeto favorito sendo quebrado ou uma viagem em família para um parque de diversões são alguns exemplos que funcionam na dramatização. Escreva cada evento em um pedaço de papel.

Para completar a atividade, divida as crianças em pequenos grupos. Cada grupo desenha em um pedaço de papel para determinar o que eles vão atuar. As crianças dramatizam enfocando as emoções que a situação provoca. O resto das crianças observa as reações e identifica as emoções que veem.

Charadas

Charadas de sentimentos é um jogo rápido bom para qualquer momento. Escreva emoções diferentes nos cartões. Um de cada vez, uma criança pega um cartão para selecionar uma emoção. Ele expressa a emoção sem usar palavras. As outras crianças adivinham a emoção baseada nas expressões faciais da criança e em outras dicas não verbais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível