Atividades de decodificação para o terceiro ano

Escrito por sue smith Google | Traduzido por mayra dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de decodificação para o terceiro ano
Decodificar é um aspecto chave para aprender a ler (reading image by max blain from Fotolia.com)

Habilidades de decodificação são essenciais para crianças que estão aprendendo a ler. Decodificar é o processo no qual os alunos traduzem uma palavra escrita em uma equivalente na fala, permitindo que entendam o significado da palavra em questão. Decodificar é, então, uma ação chave para as crianças aprenderem a ler. Atividades de decodificação oferecem um modo eficaz de focar no desenvolvimento dessa habilidade em sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Pintando uma figura

Um modo eficaz de estimular as habilidades de decodificação é associar as palavras com imagens. Isso pode ser feito usando livro de figuras ou cartões com palavras exibidas perto de sua imagem correspondente. Uma atividade possível pode ser a criação de cartazes ou um mural de sala, onde os alunos são guiados por cada palavra em ordem alfabética. A associação de figuras com palavras promovem o aspecto conceitual de decodificação e compreensão de uma língua.

Leitura em grupo

Ler uma história com a turma contribuindo como um grupo pode ajudar a estimular as habilidades de decodificação. Este tipo de tarefa ajuda a focar no entendimento conceitual das palavras da história, ligando esses com a imagem das palavras. Atividades em grupo para aprender a ler também pode ajudar a diminuir a pressão dos alunos que possam estar com dificuldade, para que não se sintam muito pressionados como se sentiriam em outro tipo de atividades.

Atividades contextuais

Usar o contexto é uma estratégia chave para ensinar a decodificar. Isso se aplica a qualquer atividade em que você possa ajudar as crianças a usar as frases em volta da palavra, ou talvez a história em si para deduzir o que a palavra significa. Esta é uma técnica que impressiona o aluno devido a relação entre palavra e significado. Você pode usar o contexto em atividades de grupo encorajando as crianças a se perguntarem o que está acontecendo na história.

Movendo as letras

O uso do movimento de letras magnéticas é útil ao aprendizado de decodificação, uma vez que foca nos sons associados a cada letra. Com o propósito de traduzir a palavra escrita em uma equivalente na fala, as crianças precisam aprender as técnicas fonéticas. Isso envolve fazer os sons dentro da palavra, e então juntá-los para criar uma palavra reconhecível. Usar ferramentas como cartões e permitir que as crianças vejam essas ligações entre os sons das palavras é uma atividade muito eficaz.

Divertindo-se

Existem muitos meios de tornar o aprendizado divertido, além de ler histórias engraçadas em sala de aula. Para levar o aprendizado a um nível mais interativo, você pode criar um jogo que peça que as crianças completem uma história com palavras faltando. Isso reforça a associação da palavra escrita ao conceito, assim como faz todos rirem. Uma atividade relacionada é o uso de listas de categorias de palavras, encorajando as crianças a identificar os membros de um grupo conceitual, como por exemplo as cores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível