Atividades de decodificação para o terceiro ano

Escrito por sue smith Google | Traduzido por mayra dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de decodificação para o terceiro ano
Decodificar é um aspecto chave para aprender a ler (reading image by max blain from Fotolia.com)

Habilidades de decodificação são essenciais para crianças que estão aprendendo a ler. Decodificar é o processo no qual os alunos traduzem uma palavra escrita em uma equivalente na fala, permitindo que entendam o significado da palavra em questão. Decodificar é, então, uma ação chave para as crianças aprenderem a ler. Atividades de decodificação oferecem um modo eficaz de focar no desenvolvimento dessa habilidade em sala de aula.

Pintando uma figura

Um modo eficaz de estimular as habilidades de decodificação é associar as palavras com imagens. Isso pode ser feito usando livro de figuras ou cartões com palavras exibidas perto de sua imagem correspondente. Uma atividade possível pode ser a criação de cartazes ou um mural de sala, onde os alunos são guiados por cada palavra em ordem alfabética. A associação de figuras com palavras promovem o aspecto conceitual de decodificação e compreensão de uma língua.

Leitura em grupo

Ler uma história com a turma contribuindo como um grupo pode ajudar a estimular as habilidades de decodificação. Este tipo de tarefa ajuda a focar no entendimento conceitual das palavras da história, ligando esses com a imagem das palavras. Atividades em grupo para aprender a ler também pode ajudar a diminuir a pressão dos alunos que possam estar com dificuldade, para que não se sintam muito pressionados como se sentiriam em outro tipo de atividades.

Atividades contextuais

Usar o contexto é uma estratégia chave para ensinar a decodificar. Isso se aplica a qualquer atividade em que você possa ajudar as crianças a usar as frases em volta da palavra, ou talvez a história em si para deduzir o que a palavra significa. Esta é uma técnica que impressiona o aluno devido a relação entre palavra e significado. Você pode usar o contexto em atividades de grupo encorajando as crianças a se perguntarem o que está acontecendo na história.

Movendo as letras

O uso do movimento de letras magnéticas é útil ao aprendizado de decodificação, uma vez que foca nos sons associados a cada letra. Com o propósito de traduzir a palavra escrita em uma equivalente na fala, as crianças precisam aprender as técnicas fonéticas. Isso envolve fazer os sons dentro da palavra, e então juntá-los para criar uma palavra reconhecível. Usar ferramentas como cartões e permitir que as crianças vejam essas ligações entre os sons das palavras é uma atividade muito eficaz.

Divertindo-se

Existem muitos meios de tornar o aprendizado divertido, além de ler histórias engraçadas em sala de aula. Para levar o aprendizado a um nível mais interativo, você pode criar um jogo que peça que as crianças completem uma história com palavras faltando. Isso reforça a associação da palavra escrita ao conceito, assim como faz todos rirem. Uma atividade relacionada é o uso de listas de categorias de palavras, encorajando as crianças a identificar os membros de um grupo conceitual, como por exemplo as cores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível