Atividades para usar junto com a canção "Cabeça, ombro, joelho e pé"

Escrito por zora hughes | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para usar junto com a canção "Cabeça, ombro, joelho e pé"
As mãos são as primeiras partes do corpo que as crianças aprendem a usar (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A canção "Cabeça, ombro, joelho e pé" é mais que uma canção clássica para crianças pequenas -- ela as ensina a saber onde estão essas partes do corpo. Conforme o site Scholastic, as crianças de três e quatro anos de idade ficam fascinadas em saber o que podem fazer com essas partes do corpo. Os professores do ensino pré-escolar podem usar a canção como introdução ao estudo das partes do corpo humano, ao mesmo tempo que envolve as crianças em atividades que as identificam e exemplificam como tais partes são usadas.

Outras pessoas estão lendo

Identificar as partes do corpo humano

Para as crianças da pré-escola, uma das atividades simples sobre o corpo humano é fazer com que toquem a parte do seu corpo que o professor diz. Você deve guiá-las nesse processo se for necessário. Por exemplo, o professor diz: "Onde fica o seu nariz?" apontando para o mesmo. Depois de fazer essa atividade usando outras partes do corpo, teste se elas são capazes de fazê-la sem ajuda. Faça com que as crianças batam palmas cada vez que encontram as partes do corpo humano, porque isso é uma coisa que elas gostam de fazer. Para as crianças mais velhas, você pode brincar de "O rei mandou". Fique em pé na frente dos alunos e diga "O rei mandou: tocar no cotovelo" e as crianças devem seguir a ordem. Os alunos não devem seguir a ordem se o professor não disser a frase "O rei mandou". Se eles cumprirem a sua ordem sem que você tenha dito "O rei mandou", eles têm de sair da brincadeira. Com as crianças do pré-escolar, o jogo não precisa ser competitivo e você pode recomeçar a brincadeira sempre que quiser.

Hora da leitura sobre as partes do corpo humano

Durante o momento da leitura, leia livros aos alunos da pré-escola que os ensinem as partes do corpo humano. Existem livros adequados para essa idade como: "Me and My Amazing Body", de Joan Sweeney, no qual uma menina explica aos leitores o interior e exterior das partes do corpo humano, o "Here are My Hands", de Bill Martin Jr., no qual um grupo de crianças fala das partes do corpo usando rimas e o livro "The Best Part of Me: Children Talk About Their Bodies in Pictures and Words", de Wendy Ewald, que apresenta crianças fazendo observações reais sobre o seu corpo, cor de pele e cabelo.

Os cinco sentidos

Ensine as crianças como funcionam as partes do corpo humano usando uma atividade sobre os cinco sentidos. Instale cinco estações na sala -- uma para cada sentido -- permitindo às crianças a possibilidade de analisar os itens usando um determinado som. Por exemplo, na estação do tato pode colocar saquinhos com diferentes texturas. Na do olfato, você pode colocar vários alimentos como, por exemplo, laranjas ou chocolate dentro de caixas fechadas com buracos, de modo que elas possam cheirar as caixas para adivinhar que alimento está lá dentro. Para a visão coloque objetos que refletem imagens como, por exemplo, espelhos de bolso, colheres de metal e água, para permitir que as crianças explorem o próprio reflexo. Já com a audição, instale a gravação dos sons dos diferentes animais de modo que as crianças os identifiquem e para o paladar, faça com que as crianças provem, sem ver, e tentem adivinham o que tem para o lanche.

Outras canções sobre as partes do corpo

Existem outras canções interativas que as crianças podem cantar quando brincam de roda, além da "Cabeça, ombro, joelho e pé" e que ensinam as partes do corpo humano. A música "Pop, pop" é outra melodia popular que leva as crianças a usarem as diferentes partes do corpo humano. A canção diz "Põe a mãozinha pra frente, põe a mãozinha pro lado, põe a mãozinha pra frente, balanço ela agora. Eu danço pop pop, assim é bem melhor". A canção continua fazendo uso do pé, da cabeça, do bumbum e de todo o corpo. Outra ideia é adaptar as canções populares de crianças, de modo a criar uma canção sobre as partes do corpo. Por exemplo, você pode usar o tom da música "Mulberry Bush" para cantar: "Essa é a forma como nós batemos palmas, batemos palmas, batemos palmas. Essa é a forma como nós batemos palmas logo pela manhã". Substitua as mãos por outras partes do corpo humano, como por exemplo: "a forma que se bate os pés" e "acene sua cabeça."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível