Mais
×

Como ensinar as crianças a dançar

O movimentos rítmicos são naturais a todos os seres humanos, mas as crianças, entretanto, precisam de alguma orientação para aprender passos de dança. De acordo com a revista "Children and Families" ("Crianças e Famílias", em tradução livre), ensinar a criança a dançar promove a atividade física e é uma maneira divertida de ensinar as lições da escola. Escolha a música mais apropriada para a dança que você quer ensinar e dê às crianças tempo para explorar os movimentos. Mais importante ainda, respeite o estilo de aprendizagem individual de cada uma, que pode ser a necessidade de assistir passivamente antes de se envolver na dança.

Instruções

A maioria das crianças se diverte movendo-se com a música (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque a música para tocar no aparelho de áudio e deixe que as crianças a escutem antes de dançar e, se for cantar a música para as crianças dançarem, cante no ritmo da melodia. Dê tempo às crianças para que conheçam a música e aprendam os passos.

  2. Posicione as crianças em pé e alinhadas, ou em diversas linhas, se você tiver uma turma grande. Peça para que abram os braços e explique que esta é a distância que precisam dar entre si, o que ajudará a prevenir que as crianças se esbarrem. Relaxe os braços.

  3. Estique os braços para cima e para baixo antes da dança, para um alongamento simples. Você deverá também fazer os passos, para que as crianças lhe possam copiar. Mova os pés, gire como um pião e balance como uma árvore.

  4. Dance os primeiros movimentos por si mesmo, com a música baixa, para que as crianças lhe possam ouvir, e use os próprios movimentos para direcioná-las, mantendo instruções verbais. Por exemplo, dê quatro passos para trás e bata palmas.

  5. Instrua as crianças a imitarem os seus movimentos — por exemplo, dê os quatro passos para trás junto com elas e, então, bata palmas. Peça às crianças que lhe copiem.

  6. Dance os próximos passos em frente às crianças e faça-as dançar depois de você. Mantenha as lições curtas, ao redor de 20 minutos para crianças com menos de dez anos. A cada aula, reveja os passos anteriores, enfatizando o momento da música, e adicione novos movimentos.

  7. Faça a dança inteira no ritmo da música, e elogie as crianças por estarem indo bem.

Dicas

  • Antes de iniciar uma longa coreografia de dança, ensine passos de dança básicos para as crianças, e use animais para relacionar os movimentos, como pular como um sapo.
  • Comece a coreografia com muita repetição e padrões previsíveis, como em uma dança folclórica.
  • Dê tempo para um estilo livre de dança em músicas tradicionais.
  • Relaxe e divirta-se, deixando que as crianças vejam que ninguém está julgando ninguém.

Aviso

  • Pare a aula se perceber que as crianças estão entediadas ou cansadas.

O que você precisa

  • Aparelho de áudio
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article