Atividades para fazer a leitura ganhar vida para as crianças

Escrito por jennie dalcour | Traduzido por luana santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para fazer a leitura ganhar vida para as crianças
A leitura pode se tornar uma aventura para crianças (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A leitura é uma habilidade fundamental que é ensinada na infância e usada por toda a vida. As crianças podem encará-la com entusiasmo e excitação ou temer pegar um livro. Com a criação de atividades interativas de aprendizagem, pais e cuidadores ajudam a leitura a ganhar vida para as crianças. Elas vão começar a esperar com ansiedade para ler e realmente apreciar as histórias.

Outras pessoas estão lendo

Crianças em idade pré-escolar

Crianças em idade escolar que gostam de ler começam desde pequenas quando aguardam ansiosamente a hora das histórias. Os pais podem incentivar o amor imaginativo pelos livros em seus filhos em idade pré-escolar lendo para eles diariamente. Leia histórias que lhes interessem. Invente perguntas para fazê-los pensar sobre o livro e os personagens. Leia com frequência as mesmas histórias. Desse jeito, seus filhos vão antecipar a narrativa e podem até mesmo agir fora da trama. Pais e responsáveis ​​devem fazer muita expressão e entusiasmo na leitura para fazer as histórias ganharem vida para as crianças.

Atividades pré-leitura

Prepare as crianças para ler um livro. Se elas entendem o cenário e as informações de fundo o livro será mais significativo para eles. David Schwartz, escrevendo para a Manchester College, sugere ajudar as crianças a pesquisar o tema do livro antes de lê-lo. Por exemplo, ele recomenda aprender sobre sapos antes de ler uma história com um sapo como personagem principal. Conforme as crianças começam a pegar livros de época, os pais e professores precisam ensiná-las sobre os períodos de tempo. Entender o cenário da história vai ajudá-las a compreender a motivação e o comportamento dos personagens.

Atividades divertidas

Atividades correlacionadas ajudam as crianças a se animarem com o livro e a leitura. Depois de seu filho ler inicialmente um livro, ele pode agir fora da história. As crianças geralmente gostam muito de se vestir como seu personagem favorito e dramatizar a trama. Os pais e cuidadores podem servir uma refeição ou lanches que combinem com o tema do livro. Por exemplo, alimentos como o mingau pode servir para ler "Cachinhos Dourados e os três ursos." As crianças também gostam de desenhar cenas do livro. Todas as atividades que juntam diversão e emoção com o tema do livro vão ajudar as crianças a compreender e apreciar a leitura.

Leitores adolescentes

Conforme as crianças vão crescendo, os pais e professores podem usar diferentes estratégias para ajudar a mentar a leitura viva para os jovens. Os adolescentes podem se reunir em círculos depois de lerem uma passagem de um livro. Podem discutir enredo, tema, caracterização, técnicas literárias e os seus pensamentos gerais. Os adolescentes também gostam de usar argila, marcadores ou tintas. Pais e professores podem incentivá-los a criar o que imaginaram durante a leitura. As crianças podem manter um diário e anotar os seus sentimentos e questões que tiverem depois de cada sessão. A leitura ganha vida para crianças mais velhas através da interação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível