Atividades e lições de tabela periódica

Escrito por petra turnbull | Traduzido por luiz neves
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Atividades e lições de tabela periódica
Jogos e atividades podem deixar a tabela periódica mais atraente (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O químico russo Dmitrt Mendeleev desenvolveu a tabela periódica dos elementos em 1869. Ela mostra mais de 100 elementos químicos conhecidos ordenados de acordo com seu número atômico. A tabela está continuamente sujeita a mudanças à medida em que novos elementos vão sendo descobertos. O elementos são ensinados aos estudantes a partir do ensino fundamental e normalmente são associados apenas com a memorização. Porém, jogos e atividades realizadas durante aulas de química podem fazer o aprendizado da tabela periódica mais atrativo.

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Anuncie um elemento

Para essa atividade, uma grande parte da parede é requerida para acomodar a tabela periódica criada pelos estudantes. Dê a cada estudante um papel em branco e peça a eles para criar uma propaganda completa anunciando as fantásticas propriedades de um elemento. A cada estudante, é dado um elemento diferente da tabela periódica, ele então tem que pesquisar suas utilidades. Além do nome e símbolo, a propaganda deve conter o número atômico, massa atômica e uma imagem que simbolize um uso ou propriedade do elemento. Os estudantes também podem adicionar um slogan de vendas inventado. Quando o projeto for terminado, o anúncio pode ser pendurado na parede na ordem correta para que a classe não só tenha um lembrete contínuo da ordem e propriedades de cada elemento, mas também uma colorida decoração para a sala de aula.

Jogo da ligação

Esse jogo precisa de alguma preparação prévia. Pegue algumas cordas e construa um pingente de papelão para cada membro da classe; alternativamente, você pode usar crachás em branco. Escolha duas cores diferentes para o papelão ou crachás. Anote um diferente elemento da tabela periódica em cada pingente ou crachá, junto com o número de oxidação. No dia da lição, cada aluno recebe um colar ou crachá e tem que encontrar um colega com quem ele possa formar um composto, considerando que um positivo pode apenas se ligar com um negativo. Quando parceiros compatíveis se encontrarem, os alunos anotam o seu elemento e o do colega e os juntam para formar um composto. Em algumas circunstâncias, os alunos podem até conseguir definir as propriedades do novo composto. Os colegas podem então quebrar a ligação para encontrar outro parceiro de composto, ou você pode iniciar uma aula de química sobre a tabela periódica e os compostos criados durante o jogo.

Jogo da memória

Esse jogo ajudará os estudantes a lembrar dos elementos da tabela periódica e o símbolo que representa cada um deles. Prepare um conjunto de cartas em branco escrevendo o nome completo dos elementos em cada um deles. Em outro conjunto, escreva o símbolo correspondente. Distribua as cartas para a turma. Se você tiver um grupo muito grande de alunos, divida a classe em times e prepare conjuntos adicionais de cartas. Os alunos colocam as cartas viradas para baixo na mesa. O primeiro aluno vira duas cartas para ver se elas formam um par de um nome de elemento com seu respectivo símbolo. Se as cartas forem compatíveis, o aluno pode ficar com elas. Se elas não forem, o aluno deve retornar as cartas viradas para baixo no mesmo lugar em que elas estavam. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido combinadas. Enquanto jogam, os alunos irão não só aprender a memorizar a posição correta de cartas individuais, mas também os nomes dos elementos e seus respectivos símbolos correspondentes.

A música "The Elements"

Para dar aos alunos uma pausa das revisões da tabela periódica, dedique uma ou duas lições para ensiná-los sobre a música "The Elements" de Tom Lerhrer, que contém uma lista de nomes encontrados na tabela periódica. Para começar, ensine aos alunos a versão original de 1960, mas aumente a dificuldade desafiando os estudantes a encontrar elementos que foram descobertos depois disso. Até 2011, 16 novos elementos já haviam sido descobertos e adicionados à tabela periódica. Tente provocar seus alunos a adicionar os novos elementos na ordem correta na letra da música antes de cantar uma versão atualizada. Lehrer ordenou os elementos para caberem no ritmo da música e na melodia ao invés de seguir um método científico. Para resolver a tarefa, os alunos precisarão aplicar habilidades musicais.

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