Conhecimento

Atividades para a pré-escola com "A Princesa e a Ervilha"

Escrito por eric benac | Traduzido por débora santos
Atividades para a pré-escola com "A Princesa e a Ervilha"

Ajude a promover a alfabetização de seus alunos da pré-escola com atividades atrativas sobre o conto "A Princesa e a Ervilha"

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

A "Princesa e a Ervilha" é um conto de fadas que conta uma história na qual os pais de um jovem príncipe forçam suas esposas em potencial a dormir sobre uma pilha de colchões até que uma delas sente uma pequena ervilha debaixo do colchão inferior. Há várias atividades que você pode usar na sua turma de pré-escola para ajudar os alunos a entenderem a história e sua mensagem. Varie essas atividades de acordo com as habilidades dos seus alunos.

Outras pessoas estão lendo

Encenação

Leia a história para os seus alunos e discuta os temas. Escolha papéis para seus estudantes, incluindo o príncipe e a princesa que vai à casa dele e de seus pais. Certifique-se de que cada aluno tenha um papel na peça, não importa o quão pequeno seja. Escreva uma versão bem curta do conto e ensine aos seus alunos as falas. Pratique a peça até você sentir que eles estão prontos para apresentá-la. Deixe que os alunos vistam fantasias e apresentem a peça para os seus pais e outras turmas da pré-escola.

Converse sobre o conto

Leia o conto para os seus alunos algumas vezes para ajudá-los a ter uma compreensão mais forte sobre a história e seu significado. Discuta os personagens e como a história fez eles se sentirem. Por exemplo, você pode perguntá-los o quão difícil eles acham que seria sentir uma ervilha através de tantos colchões. Pergunte-lhes se gostariam de ser o príncipe ou a princesa. Tente fazer com que eles expliquem o seu raciocínio, mas não force-os demais se não entenderem.

Atividades impressas

Imprima uma imagem da princesa e da ervilha, uma para cada um dos seus alunos. Inclua imagens como a ervilha debaixo dos colchões, a princesa subindo a escada ao lado dos colchões, coroas e outras imagens similares e apropriadas, e também acrescente objetos pequenos para os alunos acharem. Você pode achar essas figuras no website "Printables 4 Kids" ou fazê-las você mesmo utilizando um software de design como o Photoshop. Dê às crianças algum tempo para encontrar todas as imagens e ajude-as se elas tiverem dificuldade, para garantir que elas achem todas.

Trabalhos manuais

Peça aos alunos que façam pequenas ervilhas com argila verde. Endureça-as deixando-as secar ou assando-as você mesmo em um forno de barro. Coloque as ervilhas em um pedaço de papel toalha sob um colchonete e peça para que os alunos deitem sobre ele. Pergunte se eles conseguem sentir as ervilhas embaixo. Empilhe colchonetes em cima e repita o processo. Aponte o quão difícil deve ter sido para a princesa sentir a ervilha, já que havia apenas uma e os colchões eram muito mais grossos. Peça que os alunos desenhem ou pintem imagens da história. Dê-lhes o acesso a lápis não tóxicos e aquarelas. Exiba suas pinturas na sala para mostrar os seus trabalhos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media