Atividades em sala de aula sobre segurança alimentar

Escrito por cami hines | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades em sala de aula sobre segurança alimentar
Uma lição importante é saber prevenir contaminações cruzadas lavando os alimentos adequadamente (Strawberry fresh wash image by Marzeev Andrey from Fotolia.com)

Atividades práticas em sala de aula fazem com que aprender sobre segurança alimentar seja divertido e ajude as crianças a transformarem o conhecimento em bons hábitos. Aprender sobre os perigos relacionados aos alimentos e como prevenir doenças causadas por alimentos em mau estado estão entre as principais lições que podemos ensinar às crianças. Além disso, você pode permitir que elas conversem sobre quais acreditam ser alimentos bons ou ruins e por que.

Outras pessoas estão lendo

Atividades sobre bactérias

Mostre às crianças como prevenir contaminações entre os alimentos, mãos e utensílios. Coloque farinha nas mãos da metade dos alunos da sala. Peça que os alunos interajam com os outros, assim como com os lanches, utensílios e superfície dos objetos da sala. Depois de 20 minutos, peça que elas parem e vejam como a bactéria "farinha" se espalhou. Na aula, mostre aos alunos a velocidade com que as bactérias se multiplicam levando vários copos cheios de balas coloridas. Você pode substituí-los por outros mais cheios a cada 20 minutos.

Atividades de limpeza

A limpeza é um dos passos mais importantes na segurança alimentar. Aplique o gel Glo Germ, um produto que age como as bactérias, nas mãos de quatro crianças. Peça que as duas primeiras lavem as mãos por cinco segundos, sendo que uma usará o sabonete e a outra não. A terceira criança deve lavar as mãos por 20 segundos com sabonete e a quarta, com um desinfetante para mãos por dez segundos. Use uma luz negra para mostrar as mãos para os outros alunos para que vejam quantas "bactérias" sobraram. Use essa atividade para ensiná-las a lavar as mãos, superfícies que entrarão em contato com o alimento, utensílios para preparar comida e todas as frutas e legumes antes de comer.

Atividades para separar alimentos quentes, frios e limpos

Use termômetros de alimentos, água quente e recipientes rasos e fundos para demonstrar a velocidade com que as temperaturas mudam. Peça que as crianças anotem as temperaturas a cada cinco minutos. Veja quanto tempo cada recipiente demora para atingir a "zona de perigo". Fale sobre como os supermercados devem organizar os produtos que compramos, quando embalados: os alimentos devem ser agrupados: os frios, os quentes, os secos, os crus. Peça que as crianças verifiquem como os empacotadores fazem na próxima vez que forem ao supermercado.

Identificando alimentos seguros

Leve caixas, latas e pacotes de alimentos com diferentes datas de validades e peça que os alunos os analisem. Peça que procurem a data de validade. Pergunte se os alimentos são seguros ou não para serem consumidos. Leve alimentos frescos, saudáveis e também alguns alimentos velhos. Você também pode levar fotos. As crianças dirão quais são seguros ou não para comer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível