Atividades de fim de semana para adolescentes problemáticos

Escrito por garrett daun | Traduzido por claudia figueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de fim de semana para adolescentes problemáticos
Ser adolescente é difícil para muitos (troubled youths image by LadyInBlack from Fotolia.com)

Muitas vezes os adolescentes têm problemas porque estão muito ocupados lidando com situações familiares difíceis, depressão e exigências adultas feitas sobre eles demasiado cedo. A juventude em risco ainda não teve oportunidade de explorar, experimentar e expressar sua criatividade de forma saudável, divertida e construtiva. Com uma pequena orientação e líderes de grupo entusiastas, as saídas e atividades nos fins de semana podem transformar um adolescente em apuros em um potencial artista, músico, entusiasta de atividades ao ar livre ou apenas em um jovem feliz.

Outras pessoas estão lendo

Passeios para escalar rochas

Organizar um passeio para escalar rochas para um grupo de adolescentes problemáticos ajuda-os a experimentar a liderança, responsabilidade e trabalho em equipe com outros jovens em situação similar. A escalada de rochas requer foco e conscientização. Concentrar-se na tarefa que têm em mãos é a forma perfeita para ajudar-lhes a afastar os problemas da mente e colocá-los na beleza do momento presente. Ainda que a atividade termine no domingo à noite e os adolescentes regressem aos seus problemas na segunda pela manhã, um passeio para escalar rochas bem-sucedido terá lhes instaurado lições profundas, confiança e habilidades para resolução de problemas.

Experiências do clube Só Porque Sim

Ver a vida de uma perspectiva diferente pode ajudar os adolescentes problemáticos a entender melhor a sua situação. Muitos artistas usam as mudanças de percepção e atenção para melhorar sua expressão e aprender a pensar de forma nova e criativa. Os artistas Claude Needham e E.J. Gold criaram uma série de experiências de percepção chamadas de Clube Só Porque Sim (Just Because Club), que encorajam e encontram novas maneiras de olhar para situações que parecem familiares (Referência 2).

Organize um grupo de adolescentes, faça com eles algumas das experiências do Clube Só Porque Sim durante um fim de semana e veja como suas mentes começam entusiasticamente a considerar seus problemas como oportunidades para aprender a crescer. Um exemplo divertido é encontrarem-se todos no centro da cidade, com um dado. Lance o dado em todos os cruzamentos para determinar para onde ir. Quando rolar 1 ou 6, sigam em frente, 2 significa virar à direita, 3 significa voltar para trás pelo mesmo caminho por onde vieram, 4 significa virar à esquerda e 5 significa entrar em uma loja ou prédio durante 5 minutos.

Fins de semana de arte e música

Muitos artistas internacionais famosos começaram suas vidas como adolescentes problemáticos. Os fins de semana terapêuticos dedicados à arte podem ser um ponto de partida para uma vida plena de expressão criativa. Você pode organizar um fim de semana artístico terapêutico com nada mais do que alguns objetos para arte, um jovem artista amador e um local para dar a festa. Para um fim de semana musical, peça a um professor de música ou a um membro de uma banda para passar dois dias ensinando seus adolescentes problemáticos a tocar música e a escrever canções juntos.

Visite estúdios de arte locais para encontrar artistas para dar demonstrações e realizar cursinhos para adolescentes. Experimente chamar professores de música das escolas locais ou procurar instrutores no jornal que não se importem de ajudar num programa de fim de semana musical. Ao proporcionar aos adolescentes saídas e ferramentas saudáveis e criativas com as quais podem se expressar, você pode sutilmente alterar o modo como pensam sobre seus problemas e sobre suas vidas, dando-lhe um rumo mais saudável e agradável.

Atividades de fim de semana para adolescentes problemáticos
A expressão artística é uma forma de transformar emoções negativas em poder pessoal (mystical art digital art background image by Svetlana Romanova from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível