Atividades sobre energia cinética para crianças

Escrito por ashley seehorn | Traduzido por randhal wendel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre energia cinética para crianças
Projetos artesanais tornam a ciência divertida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A energia cinética é a energia de objetos em movimento. Também conhecida como energia mecânica. Os alunos do ensino fundamental devem estar familiarizados com o conceito e exemplos de energia cinética, bem como com os princípios básicos do movimento. E devem aprimorar estes conhecimentos ao longo de seus anos do ensino médio. Os professores podem reforçar os conceitos básicos de energia inerentes a energia cinética com uma variedade de atividades divertidas e projetos.

Outras pessoas estão lendo

Colagem de energia cinética

Divida os alunos em duplas e dando a cada uma várias revistas, cartolina, cola e tesoura. Depois de introduzir o conceito de energia cinética, peça aos alunos para pesquisarem imagens que demonstrem esse tipo de movimento. Dê alguns exemplos de imagens que são apropriadas: uma pessoa esquiando, um cachorro correndo ou um carro em uma estrada, por exemplo. Peça aos alunos para motem uma colagem na cartolina usando as figuras escolhidas.

Bolinhas de gude e caixas de leite

Para essa experiência, você vai precisar de uma caixa de leite com a tampa removida, um metro em madeira, uma rampa e bolinhas de gude três tamanhos diferentes. Coloque a caixa na parte inferior da rampa com a extremidade aberta voltada para a parte superior da rampa. Ao lado da caixa, disponha o metro. Comece deixando a bolinha média descer a rampa e pergunte aos alunos que distância a caixa irá se mover. Repita com cada bolinha. Encerre a lição explicando que no topo, cada bolinha tinha energia potencial; enquanto rolava, energia cinética; e quando atingiu a caixa a energia foi transferida. Os alunos também devem aprender através desta demonstração que a quantidade de energia de um objeto está relacionada à sua massa.

Energia cinética dos carros

Monte uma rampa de carros para demonstrar a energia cinética de uma forma que as crianças vão entender facilmente. Você vai precisar de uma fita métrica, um carro de brinquedo e três rampas de alturas diferentes. Coloque a fita métrica na parte inferior da rampa mais curta e peça aos alunos para prever o quanto o carro vai se mover antes de liberá-lo. Passe para a rampa média, depois para a mais alta, e compare os resultados. Instigue os alunos a explicarem os resultados: qual rampa teve o maior efeito sobre a energia cinética do carro? Por quê?

Projeto desafio

Permita que os alunos escolham seus próprios grupos de quatro integrantes para um projeto divertido sobre o movimento dos brinquedos. Cada grupo deve usar os conhecimentos de energia cinética e transferência de energia para criar um brinquedo para impulsionar uma pequena bola de pelo menos uns dez centímetros. Forneça a cada grupo brinquedos desmontáveis e uma bola de ping-pong. Coloque os materiais para o desafio em uma mesa acessível a toda a classe: gominhas de borracha, copos de papel, palitos para artesanato, frascos de produtos de limpeza, balões, fitas, cordas, palhas e algumas ideias. Dê aos grupos 15 minutos para projetarem e 30 minutos para completarem suas invenções. Peça a cada grupo para apresentar a sua criação concluída para a classe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível