×
Loading ...

Atividades sobre nutrição e alimentos para crianças da pré-escola

Peça às crianças da pré-escola que optem entre uma refeição com biscoitos cobertos de açúcar ou um prato quente de brócolis com queijo e cenouras. Há grandes chances de os biscoitos prevalecerem sobre os vegetais. Embora pais e professores de crianças em idade pré-escolar saibam que as dietas dos jovens precisam de alimentos nutritivos balanceados a cada dia, as crianças ainda desconhecem essas informações. Comece a ensinar os pequenos alunos sobre uma boa nutrição e escolhas de alimentos adequados através de atividades destinadas a ensinar as crianças sobre a alimentação saudável.

Incentive a conscientização de uma alimentação saudável para as crianças através de atividades pré-escolares (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Colagem de alimentos saudáveis

Faça uma colagem para pendurar em sala de aula, como um lembrete de escolhas alimentares saudáveis. Dê às crianças uma pilha de revistas contendo fotografias de alimentos. Escolha revistas que tenham como tema receitas ou a culinária doméstica. Compre uma cartolina para a atividade. Dê a cada criança uma tesoura e um bastão de cola; ajude-as a escolher alimentos saudáveis e nutritivos para recortarem e colarem sobre o cartaz. Fale sobre os benefícios dos alimentos saudáveis enquanto as crianças recortam e colam. Leve fotos pré-cortadas de alimentos, caso as crianças ainda não tenham habilidades com a tesoura.

Loading...

Desenho da pirmâmide alimentar

Antes da atividade de pintura, ensine às crianças sobre os grupos de alimentos e as porções diárias recomendadas. Baixe uma cópia do cartaz colorido "My Pyramid for Kids" (Minha pirâmide para crianças), disponível no site do USDA. Imprima-o cartaz e exiba em sala de aula na pré-escola. Mostre aos alunos as seis cores na pirâmide; fale sobre os alimentos representados pelas cores e as quantidades recomendadas para comer a cada dia. Desenhe a forma de uma pirâmide, em uma folha em branco de 22 por 30 cm, para cada criança; faça as linhas para dividir a pirâmide alimentar em seções. Dê tinta para as crianças pintarem com as cores usadas na pirâmide alimentar; ajude-as a determinar qual a cor correta para cada seção.

Jogo de correspondências do diário de nutrição

Faça um jogo de correspondência usando folhas de papel colorido e comida de brinquedo. Se a cozinha de brinquedo da sala de aula não estiver equipada com uma variedade de alimentos de plástico, compre algumas em uma loja de brinquedos. Para fazer o jogo, consulte a pirâmide alimentar para crianças, disponível no site do USDA. Selecione papel colorido que combine com a pirâmide alimentar; coloque as folhas de papel em uma fileira sobre uma mesa. Coloque-os na ordem em que aparecem na pirâmide. Deixe a comida de plástico em uma cesta e deixe que as crianças selecionem os pedaços de comida do jogo. Peça às crianças que coloquem cada pedaço de comida do jogo sobre o papel correto.

Atividade do alimento no prato de papel

Adquira uma pilha de anúncios de alimentos no supermercado local, antes de apresentar a atividade do alimento no prato de papel para as crianças. Dê a elas pratos grandes de papel, tesouras e bastões de cola. Deixe que cada criança olhe os anúncios de supermercado para selecionar fotos de itens que compõem um jantar saudável. Converse com as crianças sobre como fazer boas escolhas alimentares em cada refeição. Instrua as crianças a colarem as imagens selecionadas sobre os pratos de papel. Deixe que cada aluno mostre e descreva o prato acabado para o resto da classe.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...