Educação e ciência

Atividades sobre tempos verbais

Escrito por carl hose | Traduzido por tiele machado

O tempo gramatical é utilizado na escrita para determinar o período em que algo acontece. Os principais são o passado, presente e futuro. Ensinar o conceito de cada um não é difícil. Com uma combinação de exercícios escritos e outras atividades, você consegue apresentar aos seus alunos os tempos passado, presente e futuro e ensiná-los claramente como esses tempos podem, e devem, ser utilizados diariamente.

Outras pessoas estão lendo

Conte histórias

O professor pode começar a contar uma história e deixar que a turma a continue. Antes de começar, diga qual o tempo verbal que deve ser utilizado, e os alunos devem continuar a história no tempo sugerido. Por exemplo, o professor pode sugerir uma história no passado e começar com "João acordou às seis horas da manhã e começou a se arrumar para ir para a escola. Ele se vestiu, escovou os dentes e penteou seu cabelo." O próximo aluno pode continuar a história nesse ponto. Se alguém errar o tempo verbal, elimine-o da atividade e continue. Enquanto a história é construída, comente sobre palavras que ajudam a indicar o passado na história.

Misture os tempos verbais

Escreva uma história e mude todos os tempos verbais. Pergunte aos alunos em qual o tempo a história deveria estar e peça para que eles leiam e corrijam a história. O parágrafo inicial, por exemplo, pode ser "João se levantou para ir à escola. Ele escova seus dentes e penteia o cabelo. Ele tomou o café e vai em direção à parada de ônibus". Os alunos devem reescrever as frases para o tempo passado.

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas podem ser uma maneira efetiva de ilustrar o tempo verbal. O professor pode perguntar "O que você comeu no café da manhã?". O aluno pode responder "Eu comi bacon e ovos". Ele deve indicar qual é a forma verbal que usou para responder. Faça então uma pergunta que exija uma resposta no futuro, como "O que você irá fazer no Natal?". Peça que o aluno responda e separe a frase para mostrar quais são os elementos que fazem com que ela expresse futuro. A resposta pode ser "Eu irei para a casa de minha avó depois que abrirmos os presentes". Mostre como a palavra "irei" muda o tempo da frase. Alterne os tipos de perguntas para que os alunos usem frases no passado, presente e futuro.

Exercícios orais

Exercícios orais, particularmente os de pergunta e resposta, podem ajudar a ensinar tempo verbal. Por exemplo, o professor é o presente e os alunos o passado. O professor fala uma frase no presente, como "Eu escrevo no quadro", e os alunos respondem conjuntamente a mesma frase no passado. Alterne entre o presente, passado e futuro. Essa mesma atividade pode ser feita dividindo os alunos em grupos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media