Atividades de transição para crianças

Escrito por yolanda d. young | Traduzido por regina fleck
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de transição para crianças
Planeje atividades de transição para crianças pequenas (abc blocks image by Erin Cadigan from Fotolia.com)

Mudar de uma atividade para outra não precisa ser um caos para as crianças. Envolvendo-as em atividades adequadas para a idade, é fácil fazê-las mudar de atividade. Mesmo crianças da pré-escola podem ser focadas e produtivas com boas atividades de transição. Com uma boa preparação e organização, estas atividades podem ser divertidas, pacíficas e eficazes tanto para elas como para seus professores

Outras pessoas estão lendo

Músicas

Cantar músicas animadas pode ajudar as crianças a passar de uma atividade para outra. Músicas que falam de limpeza, ficar sentado ou fazer fila, por exemplo, podem se cantadas em um ritmo familiar para as crianças. Você pode usar músicas já consagradas ou inventar as suas próprias.

Quando as crianças ouvirem você cantar, elas podem se juntar e saber que é hora de ir para a próxima atividade. Elas vão aprender com facilidade músicas animadas, com frases repetitivas e vão se focar na atividade apropriada. Além disso, podem se divertir dançando e gastando as energias ao som das músicas de transição.

Rimas e poemas

As crianças podem recitar poemas juntas para passar de uma atividade para a outra. Os poemas vão ajudá-las a se concentrar na transição. Você pode criar poemas com frases e instruções repetitivas para orientar as atividades das crianças.

Palmas e outros movimentos podem ser incorporados para encorajar a participação e o entusiasmo pelas atividades. Por exemplo, enquanto recitam um poema sobre ir a um determinado lugar, as crianças podem marcar o ritmo com palmas.

Imaginação

Quando for hora de passar para uma nova atividade, encoraje as crianças a parar o que estão fazendo e botar a imaginação para funcionar. Diga para fingirem que são cangurus enquanto pulam até o banheiro. Elas podem fingir que são gatos enquanto procuram seu lugar na rodinha.

Use sua voz para definir o tom da atividade, demonstrando a intensidade e a velocidade da atividade. Se você quer que as crianças sejam rápidas enquanto organizam a sala, demonstre o quão rápido você quer que elas se mexam por meio de sua voz e de suas ações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível