Aulas de teclado para crianças

Escrito por cara batema Google | Traduzido por kauan benthien pereira macedo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aulas de teclado para crianças
Aulas de teclado podem ser uma experiência divertida para crianças (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O piano ou teclado é um dos instrumentos mais populares para crianças aprenderem a tocar. O teclado é um bom primeiro instrumento, pois crianças podem facilmente aprender a tocar músicas conhecidas. Frequentar aulas e praticar em casa também reforça a boa coordenação motora, além de ser uma experiência músical positiva e divertida.

Outras pessoas estão lendo

O que esperar

No curso de teclado, crianças devem aprender o básico da música, como o ritmo; além de poderem aprender a ler partituras de músicas. As crianças também ganham e desenvolvem boa coordenação motora, pois para tocar é necessário usar cada dedo individualmente. As teclas estão na frente da criança, tornando o teclado uma experiência visual de aprendizado. Aprender o nome das teclas e como elas estão distribuídas também ajudam com a teoria musical, como o alfabeto musical e a relação entre as notas. Após poucas aulas, a maioria das crianças poderá saber o número dos dedos e, rapidamente, usá-los corretamente; bater e contar ritmos e tocar músicas simples de forma apropriada. Não se preocupe caso seu filho tenha dificuldade com essas tarefas; as aulas e treinos vão ajudar a reforçar essas habilidades.

Metas

As metas para seu filho incluem treinos diários e o aprendizado de músicas simples ou familiares. Outras metas incluem alcançar a independência dos dedos (tocando um dedo de cada vez) e aprender uma boa técnica, mantendo os dedos curvados, e a posição correta da mão para as teclas. Outro objetivo importante é fazer com que as aulas sejam uma experiência divertida. Crianças podem se frustrar caso elas não consigam executar algo imediatamente. Porém, encorajar a criança e usar reforços positivos podem fazer com que o processo de aprendizado torne-se divertido. Use músicas conhecidas, pois obter sucesso em uma música que se gosta é motivante.

Considerações

Sempre leve em conta os desejos e as necessidades de seu filho. Por exemplo, crianças com dificuldades de aprendizado são capazes de aprender a tocar teclado, mas normalmente possuem um ritmo mais lento e necessitam de mais revisões. Caso seu filho queira aprender músicas populares, ensiná-lo a tocar peças clássicas não é o ideal. As músicas populares frequentemente são difíceis de aprender para um iniciante, portanto, é importante explicar a seu filho que as músicas que estão sendo estudadas são passos para o aprendizado daquela que se quer aprender. Um livro apropriado para a idade de seu filho é uma boa maneira de aprender teclado. Você pode ensiná-lo usando o método do livro e aprender junto com seu filho (caso você não saiba tocar ainda), ou então pode encontrar um professor que tenha experiência com crianças. Ao contrário do piano, os diferentes sons e batidas do teclado podem ser explorados pelas crianças, fazendo com que a experiência seja divertida.

Benefícios

Os benefícios de se aprender um instrumento musical são inúmeros. Crianças podem ganhar apreciação musical e criar bons hábitos para o trabalho com a prática diária. Apresentar-se com o instrumento pode ajudar a reduzir a ansiedade, além de aumentar a confiança. Pesquisas apontam que o estudo de música ajuda as crianças em outras áreas acadêmicas como matemática. A boa coordenação motora nas aulas de teclado pode ser aplicada em outras áreas que necessitem desta habilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível