O que faz aumentar os triglicérides?

Escrito por thomas twitchell | Traduzido por josé moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que faz aumentar os triglicérides?
As altas taxas de triglicérides normalmente resultam de uma alimentação inadequada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

O que são os triglicérides

Os triglicérides são uma forma de gordura que existe no sangue. Quando você come, o seu organismo transforma as calorias em energia. As calorias que sobram são convertidas em triglicérides e armazenadas em suas células de gordura. Os hormônios, então, liberam os triglicérides para convertê-los em energia mais tarde.

O que faz aumentar os triglicérides?
Uma dieta rica em frutas e vegetais com exercícios físicos pode combater os altos níveis de triglicérides (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Medindo os triglicérides

Embora a produção de triglicérides ocorra naturalmente e contribua para a boa saúde, os seus níveis elevados podem levar ao endurecimento das artérias. E isso, por sua vez, pode aumentar suas chances de um acidente vascular cerebral, doença cardíaca ou ataque cardíaco. É possível até que não perceba que os seus triglicérides estejam altos, geralmente não apresentam sintomas. Mas um exame de sangue esclarecerá o que você precisa saber.

Causas

Existem muitas razões para os níveis de triglicérides estarem elevados. Não é de surpreender, considerando como os triglicérides são produzidos, a ingestão de grande quantidade de calorias é uma delas.

Outras causas

Outros fatores podem estar relacionados a doenças (diabetes, hipotireoidismo, doença renal e hepática desempenham um importante papel em altos níveis de triglicerídeos), medicamentos (incluindo pílulas anticoncepcionais, pílulas de água, esteroides e betabloqueadores), histórico familiar e até mesmo a idade. Quanto mais velho ficar, maior será o nível de triglicérides.

Dieta e exercícios

Se você quiser reduzir o seu nível de triglicérides, deve começar com uma dieta e um programa de exercícios. Corte as calorias, se estiver acima do peso, limite a ingestão de colesterol, coma mais frutas e vegetais, se envolva em atividade física pelo menos 30 minutos por dia durante cinco dias por semana e reduza o consumo de álcool. Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode causar uma grande mudança em seu nível de triglicérides.

Evite alimentos gordurosos

Mas não pare por aí. Reduza o consumo de gorduras transgênicas, tais como de alimentos fritos e assados industrializados. Se você não tiver certeza de que um alimento contém gordura transgênica, verifique a lista de ingredientes e procure a expressão "Parcialmente hidrogenado".

O perigo das gorduras saturadas

Além disso, substitua as gorduras saturadas pelas insaturadas. As gorduras saturadas vêm de produtos de origem animal e laticínios e, também, de certos óleos tropicais como óleo de palma, óleo da amêndoa da palma e óleo de coco. As gorduras insaturadas, por outro lado, são encontradas em óleo de oliva, óleo de canola e óleo de milho.

Conheça os nutrientes de cada tipo de alimento

Substitua as carnes vermelhas, como hambúrgueres, por peixes ricos em ácidos graxos com ômega-3. Entre esses tipos de peixes tem-se a cavala, o salmão e o atum.

Prescrições

Se o exercício e uma dieta melhorada não forem suficientes, o seu médico poderá prescrever um ou mais medicamentos para diminuir a produção de triglicérides e removê-los do sangue. Alguns dos medicamentos usados ​​para tratar problemas de colesterol — niacina, fibratos e estatinas — poderão também baixar os níveis de triglicérides.

Cuidados com os medicamentos

Se estiver fazendo uso de estatinas, lembre-se de informar o seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais, como dores musculares e problemas gastrointestinais, incluindo náuseas, diarreia ou prisão de ventre.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível