Aumento da altura durante a adolescência

Escrito por david mcguffin | Traduzido por heloisa alves cardoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aumento da altura durante a adolescência
Os adolescentes experimentam o crescimento fisicamente, cognitivamente e emocionalmente durante a adolescência (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Durante a adolescência, meninas e meninos entram na puberdade com várias mudanças que acontecem em seus corpos. Muitas dessas alterações ocorrem devido à produção de novos hormônios, como o do crescimento, que é parcialmente responsável por surtos de crescimento e aumento de altura. Em alguns casos, os adolescentes poderão crescer até quatro centímetros por ano ou mais.

Outras pessoas estão lendo

Meninos e meninas

As meninas geralmente se aproximam da adolescência e puberdade em uma idade mais adiantada do que os meninos, começando por volta dos 10 ou 11 anos e tendo um pico em torno de 12 anos de idade. Quando as meninas atingem 16 anos, elas já cresceram e mudaram em quase tudo. No entanto, com os meninos, os surtos de crescimento normalmente ocorrem entre 12 e 13 anos e o pico ocorre em torno de 14 anos, terminando por volta dos 19 anos de idade. Os pequenos surtos de crescimento poderão ocorrer dentro de um ano, o que poderá levar a dores de crescimento, já que os esqueletos dos adolescentes estão se transformando para seus corpos de adultos.

Atletismo

À medida que os adolescentes mudam, eles podem experimentar diferentes taxas de crescimento em cada um dos seus membros, levando à diminuição da coordenação e fraqueza. O aumento da falta de jeito também pode ser resultado do sistema nervoso, que se ajusta às mudanças físicas que estão acontecendo dentro do corpo, o que obriga as terminações nervosas a se estenderem. As mudanças físicas também podem causar tendões e ligamentos mais apertados, já que eles são esticados junto com a estrutura do esqueleto. Como resultado, os atletas adolescentes deverão prestar mais atenção ao alongamento e períodos adequados de aquecimento antes de atividades intensas.

Mudanças internas

Além dos ossos, os ligamentos e nervos também estão crescendo e mudando, assim como o cérebro está mudando. De acordo com "Riverdeep", novos estudos têm mostrado que um cérebro de adolescente não atinge pleno desenvolvimento até a metade da adolescência e o sistema fibroso entre os hemisférios do cérebro continuam a crescer. Como resultado, a adolescência é o momento ideal para começar a aprender as funções cerebrais mais avançadas que estão envolvidas com os estudos, atletismo ou música, pois as atividades e funções se tornarão mais conectadas ao cérebro depois da adolescência.

Hormônios

Os hormônios que influenciam o crescimento do corpo durante a adolescência incluem o hormônio do crescimento, tiroxina, insulina, corticosteroides, leptina, calcitonina e paratormônio. O hormônio do crescimento é regulado por dois outros hormônios liberados pelo organismo, o hormônio de liberação de hormônio do crescimento (GHRH) e a somatostatina (SS). Os hormônios da tireoide, andrógenos e esteroides gonadais sexuais influenciam o alargamento e o crescimento dos ossos. De acordo com a "University of Southern California" o crescimento durante a puberdade representa cerca de 20 por cento da altura adulta final de um indivíduo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível