Dor na mama durante a puberdade

Escrito por shannon morgan | Traduzido por tiago tostes
Dor na mama durante a puberdade

Como o organismo está mudando e crescendo, é necessário lidar com o desconforto e a dor

body image by fotografiche.eu from Fotolia.com

A puberdade é um momento emocionante, confuso e, por vezes, doloroso. Como o organismo está mudando e crescendo, é necessário lidar com o desconforto e a dor. Os seios em desenvolvimento são mais sensíveis e inchados. Eles podem coçar e arder, causando transtornos ao adolescente. Entender a causa da dor e o que pode ser feito para aliviá-la fará a transição da infância para a idade adulta uma jornada mais fácil.

Outras pessoas estão lendo

Os fatores

Quase todas as meninas e alguns meninos experimentam dor mamária durante a puberdade. Quando os seios começam a se desenvolver, eles são chamados de botões mamários. Estes botões florescendo podem causar desconforto e dor conforme começam a inchar. As mudanças hormonais durante a puberdade dizem ao corpo para começar a amadurecer e se preparar para a vida adulta. O aumento nos níveis de estrogênio nas meninas e testosterona nos meninos ocorre no início da puberdade, causando o crescimento do peito e da sensibilidade. O crescimento da mama em rapazes no início da puberdade, chamado de ginecomastia, é normal e, geralmente, temporário. Quando uma menina púbere começa seu ciclo menstrual, ela pode sentir dor no peito pouco antes de seu início.

Identificando

O primeiro indicador de que os seios de uma menina estão começando a se desenvolver é um nó ou caroço sob o mamilo. Esta protuberância muitas vezes causa dor ou desconforto. A dor normalmente é leve, mas ainda pode ser angustiante. A dor no peito acompanhada de outros sintomas da puberdade (por exemplo, o desenvolvimento de pêlos pubianos e o estirão do crescimento) não é motivo de preocupação. Além de dores no peito, é comum ocorrer uma sensação de estiramento ou coceira.

Cronograma

Em algumas meninas, dor na mama pode começar cedo, aos 7 ou 8 anos. Outras meninas podem começar a sentir dores e crescimento aos 12 ou 13 anos. A época de desenvolvimento dos seios é determinado principalmente pelos genes. Por mais de cinco a seis anos, os seios passam por estágios de desenvolvimento. A dor pode ser intermitente ao longo deste período. As meninas geralmente atingem a sua maturidade física em torno dos 17 anos. A dor na mama além desta idade pode estar relacionada a ciclos menstruais ou gravidez.

Prevenção e solução

Embora a dor na mama possa ser inevitável durante a puberdade, há medidas que aliviá-la. Analgésicos como Tylenol podem ser bastante benéficos. Quando os seios começarem a crescer de forma significativa, um sutiã próprio para a puberdade irá ajudar dar suporte aos novos seios e minimizar atrito nos mamilos. Desabafar sobre sua dor pode diminuir sua ansiedade durante este tempo de mudanças e inseguranças.

Atenção

Enquanto uma dor leve é normal na puberdade, alguns sintomas podem indicar um problema a ser tratado com um médico. A secreção pelos mamilos não é um sintoma comum da puberdade. Qualquer secreção mamilar durante este período deve ser relatada ao seu médico. Pode acontecer de uma mama desenvolver em um ritmo diferente da outra. Porém, se ela parece ser muito vermelha, quente, extremamente dolorosa, ou acompanhada por febre, consulte um médico.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media