Avaliação da turma: lista de estratégias formativas a serem usadas

Escrito por sarah mollman | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Avaliação da turma: lista de estratégias formativas a serem usadas
Conclua avaliações formativas dos estudantes através de estratégias adequadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Avaliação formativa de uma classe é o processo de determinar o aprendizado dos alunos durante seu decurso. Através de uma observação cuidadosa, um professor pode avaliar se os alunos estão aprendendo ou não a matéria e ajustar seu método de ensino caso seja necessário. Ao contrário da avaliação somativa, feita com base na classificação final no término do aprendizado, a formativa é feita no decorrer das aulas.

Outras pessoas estão lendo

Observações

Finalize a avaliação formativa do aprendizado dos alunos através da observação direta. Ande pela sala de aula e observe a participação deles, seu progresso e sua compreensão perguntando a cada um se entenderam a matéria ou se têm alguma dúvida. Anote os que estiverem realizando os trabalhos e compreendem o conteúdo das aulas. Esses dados poderão ser usados, no futuro, em conferências ou para alterar seu método de ensino.

Perguntas

Para efetuar uma avaliação formativa, faça perguntas aos alunos, através do diálogo individual, isto é, com um de cada vez, ou com toda a turma. Outra opção é pedir aos alunos que preencham um "questionário de saída", em que terão de dar respostas específicas antes de terminar a aula. Por exemplo, você poderá pedir que eles respondam a perguntas sobre a matéria que aprenderam escrevendo algo que memorizaram, algo que os surpreendeu e algo sobre o qual ainda tenham dúvidas. Eles também poderão escrever seu nome em uma folha e desenhar um polegar apontando para cima ou para baixo para indicar se compreenderam ou não a matéria.

Avaliação individual ou em pares

Use avaliações individuais e em duplas para determinar a avaliação formativa da turma. Deixe que os alunos examinem o aprendizado classificando o seu entendimento através de uma escala ou de comentários. Peça que eles façam o mesmo para com seus colegas se estiverem trabalhando em duplas enquanto aprendem uma nova matéria. Além disso, o professor poderá avaliar a eficácia do seu ensino observando o modo como os alunos tendem a avaliar a sua compreensão e a dos seus colegas.

Registro do aluno

Mantenha a avaliação formativa através do registro histórico escolar do aluno, no papel ou no computador. Os estudantes também poderão manter seus próprios registros, anotando todas as tarefas em uma pasta. Assim, será mais simples determinar o progresso de cada um e mostrar esse registro a eles ou aos pais em conferências.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível