Aves selvagens vs aves domésticas

Escrito por savannah groeneveld | Traduzido por fabrício calmon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Com milhões de especieis de pássaros, tem se tornado cada vez mais comum possuir algum ou até mesmo criá-los, dando comida ou outros produtos domésticos. Pássaros são animais de estimação leais, mas também são espetaculares na natureza. Aqui estão algumas diferenças entre pássaros domesticados e pássaros selvagens.

Outras pessoas estão lendo

A origem dos pássaros domesticados

O termo "domesticado" não necessariamente significa que um pássaro em particular é animal de estimação. O canário, periquito e papagaio são todas aves consideradas capazes de servir como animais de estimação. Por outro lado, galinhas, perus, gansos, pombos e pombas são criados em fazendas para o uso na vida diária como alimento (aves), por causa de suas penas (gansos) e para o uso especial em eventos (pombas). Originalmente, essas mesmas aves eram aves selvagens que viviam e morriam na natureza. Apenas quando as pessoas perceberam sua importância e utilidade, elas começaram a ser capturadas e criadas em cativeiro nas fazendas. Como as aves domesticadas são praticamente uma espécie diferente da de suas contrapartes selvagens, ambas podem até compartilhar a mesma aparência física, mas diferem de outras maneiras.

Dieta

Aves domesticadas sobrevivem se alimentando principalmente de grãos e ração enriquecida com nutrientes, que é oferecida à elas em momentos específicos do dia. Elas ficam em dietas rigorosas para promover a saúde, longevidade ou produtividade. Em alguns casos, suas dietas estão sendo seguidas para garantir que o pássaro fique bem alimentado e engorde, para ser abatido e depois vendido em mercados (aves). As aves selvagens são um pouco mais corajosos do que seus irmãos enjaulados. Como elas têm que sobreviver na natureza, elas devem "caçar" e matar sua própria comida. Aves selvagens sobrevivem de insetos, sementes e, em alguns casos outros animais (aves de rapina). Como as aves selvagens precisam caçar para comer, elas não tem a chance de ficarem tão gordas quanto as aves domesticadas, por isso possuem mais tendões do que carne.

Criação

Como muitas pessoas sabem, as aves são alguns dos poucos animais na Terra que fazem um companheiro para a vida toda. Elas escolhem um companheiro e passam o resto de suas vidas procriando com aquele o macho ou fêmea. Aves domesticadas não possuem esse luxo. Por serem criadas em cativeiro, a maior parte da procriação ocorre nos laboratórios e pelas mãos de trabalhadores agrícolas. Os trabalhadores colhem o esperma do macho e manualmente fecundam a fêmea para fazer com que elas produzam ovos. Na natureza, as aves se exibem a fim de atrair um parceiro. Os pássaros machos irão dançar, cantar e lutar para atrair a atenção das fêmeas férteis. Quando a fêmea escolher, eles irão se acasalar.

Tempo de vida

Compreensivelmente, as aves domesticadas tendem a viver mais do que as aves selvagens (a menos que elas sejam criadas para virarem alimento). Aves domesticadas têm o luxo de viver em um ambiente protegido, onde todas as suas necessidades são atendidas. Aves selvagens precisam sobreviver contando apenas com instinto e sorte, e muitas não sobrevivem à ameaça de predadores naturais e à temporada de caça.

Significado

Sem a domesticação de aves, haveria uma escassez imensa de alimentos, produtos de uso doméstico (travesseiros), vestuário (jaquetas) e ovos. O que seria de nós sem os nossos ovos mexidos no café da manhã ou nossos casacos que resistem a temperaturas abaixo de zero? As aves domesticadas são uma parte essencial da sobrevivência humana. No entanto, os pássaros selvagens têm o seu lugar na ordem natural das coisas. Sem as aves selvagens, ecossistemas inteiros iriam ruir; sem presa, predadores morreriam e, com eles, espécies inteiras de animais seriam extintas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível