Mais
×

Como fazer uma bainha ondulada em um vestido ou saia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma bainha ondulada transforma até mesmo a saia ou o vestido mais simples em algo especial e divertido, mas comprar roupas com essas barras pode sair caro. É possível atualizar o guarda-roupa de forma rápida e fácil, fazendo bainhas onduladas em casa. O trabalho é divertido e simples, e pode-se usar linhas contrastantes ou pontos decorativos para fazer uma saia tão única quanto você.

Instruções

Fazer uma bainha ondulada é fácil e divertido (Sewing machine image by Susanne Karlsson from Fotolia.com)
  1. Coloque o tecido principal e o forro juntos, com o lado do avesso para cima. Certifique-se que as bordas inferiores estejam alinhadas e apare-as, se necessário. Cole a entretela no avesso do tecido principal, de acordo com as instruções do fabricante. A entretela é um tecido que irá adicionar um pouco de apoio às ondas, mas permanecem invisíveis quando se está vestindo a roupa. Prenda as bordas inferiores em intervalos regulares usando alfinetes.

  2. Prepare a máquina de costura de acordo com as instruções do fabricante, utilizando linha e agulha apropriadas para o tecido que se está usando. Alinhave toda a borda inferior da saia ou do vestido usando pontos largos.

  3. Faça um molde para as ondas. Escolha um copo ou um pires, e coloque-o sobre a cartolina. Trace cerca de metade do copo ou do pires sobre a borda da cartolina com um lápis. Repita este processo de três a quatro vezes para obter um molde com comprimento de cerca de 25 cm e recorte-o.

  4. Coloque o molde de ondas ao longo da borda inferior no forro da saia ou do vestido. Certifique-se que as bordas estejam alinhadas, para que as ondas não fiquem tortas. Trace o contorno das ondas sobre o forro com o marcador solúvel, movendo o molde para a próxima parte, quando necessário. Ao terminar, você terá o contorno da bainha ondulada em torno de toda a borda inferior da saia ou do vestido.

  5. Coloque alfinetes em torno da bainha ondulada. Costure ao longo dela com uma costura reta. Tome cuidado ao costurar as ondas, especialmente quando elas se encontram. Talvez seja preciso tirar o pé da pedaleira com a agulha abaixada para reposicionar o tecido. Faça o pesponto ao começar e ao terminar as ondas. Remova os alfinetes.

  6. Passe as ondas com um ferro quente. Apare cada uma delas a 0,5 cm abaixo da linha que acabou de ser costurada. Certifique-se de cortar com muito cuidado os cantos internos, onde as ondas se encontram e tenha atenção para não cortar a costura.

  7. Coloque a saia ou o vestido com a parte do forro para dentro. Certifique-se de passar completamente todas as bordas de cada onda ao virar a peça. Passe-as com cuidado. Faça a costura aparente a 0,5 cm de distância da parte inferior das ondas para dar o acabamento ao vestido ou à saia.

O que você precisa

  • Tecido principal
  • Tecido para o forro
  • Entretela termocolante
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Linha
  • Máquina de costura
  • Copo ou pires
  • Cartolina
  • Lápis
  • Marcador de tecido solúvel ou giz
  • Ferro de passar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article