Mais
×

Como balões ficam grudados na parede

Atualizado em 20 julho, 2017

O mesmo fator que faz com que seus lençóis grudem uns nos outros logo depois de saírem da secadora de roupas é o que permite um balão se manter colado à uma parede. Em ambos os casos, a eletricidade estática está em ação.

A lei dos "opostos se atraem" permite que um balão grude em uma superfície (green balloon image by Vjom from Fotolia.com)

Todos os objetos físicos são "carregados"

Os átomos que compõem todos os objetos físicos, contêm prótons, elétrons e nêutrons. Enquanto nêutrons são, como o nome sugere, neutros em termos de carga, os prótons são carregados positivamente e os elétrons são carregados negativamente.

Duas cargas negativas repelem-se mutuamente, assim como duas cargas positivas se repelem. Cargas opostas, por outro lado, se atraem.

Normalmente, as cargas de um objeto são equilibrados, tornando-o um objeto neutro.

Um desequilíbrio entre as cargas positivas e negativas em objetos cria a eletricidade estática (static image by Dave from Fotolia.com)

Às vezes um desequilíbrio ocorre

A eletricidade estática entra em ação quando existe um desequilíbrio entre cargas positivas e negativas em um objeto.

Se você esfregar um balão contra a roupa e depois grudá-lo a parede com sucesso, elétrons extras terão sido adicionados à ele. Em outras palavras, a parede é mais carregada positivamente do que o balão. O balão adere à parede através da regra "os opostos se atraem".

Átomos contém prótons, elétrons e nêutrons, que têm cargas diferentes (atom_topaz image by Sergey Tokarev from Fotolia.com)

Eletricidade estática pode ser neuralizada

Abrir uma janela ou ligar um umidificador neutraliza a eletricidade estática. A umidade proporciona um caminho condutor para a neutralização rápida de uma carga estática.

Ionizadores de ar também neutralizam a eletricidade estática.

Uma atmosfera úmida tem um efeito neutralizador sobre a eletricidade estática (regentropfen image by Tribalstar from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article