Como fazer um barco-dragão chinês de origami

Escrito por karren doll tolliver Google | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um barco-dragão chinês de origami
O origami é a arte de criar formas interessantes dobrando papel (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

O origami é a arte de dobrar de papel para criar formas interessantes. Para fazer um barco-dragão em origami, você precisa usar uma forma de dobradura conhecida como modular ou tridimensional (3D). Nesse tipo de arte, você utiliza uma grande quantidade de pequenas peças iguais e as junta para criar uma escultura maior de papel.

Outras pessoas estão lendo

Modelo e papel

A primeira coisa que você precisa fazer para criar um barco-dragão de origami é obter um bom modelo, que pode ser tradicional ou contemporâneo. Excelentes modelos vêm com uma foto da escultura pronta, com algum tipo de instruções ou até mesmo demonstrações em vídeo. Seja qual for o modelo que você escolher, certifique-se de que você o compreende completamente antes de começar.

Existem vários livros no mercado que contêm excelentes modelos; encontre os melhores procurando em sites de origami, fazendo perguntas em fóruns sobre o tema, ou unindo-se a um clube de origami local para obter dicas e conselhos sobre quais os melhores livros. Tente os fóruns para iniciantes do site "foldsomething.com" ou do "thekhans.me.uk/origami.php". (Ambos em inglês)

Você também pode baixar modelos de graça e vídeos online (também é possível comprar modelos online). Faça alguma pesquisa para encontrar quais os melhores. Um bom lugar para começar é o site "www.origami-resource-center.com". (Em inglês)

Componentes -- triângulos dobrados

Após decidir qual será seu modelo, você irá precisa fazer os pequenos componentes do barco. Isso requer fazer várias centenas de pequenos triângulos de papel. Um barco-dragão com cerca de 30 cm de comprimento pode precisar de 600 ou mais triângulos. Seu modelo vai dizer de quantos de cada cor você precisará fazer.

Aprenda a técnica correta de dobrar os triângulos. Existem vários vídeos bem explicativos (por exemplo, no link "www.youtube.com/user/jewellia7777") e sites com ilustrações (como o "www.origami-resource-center.com/golden-venture-folding-unit.html"), que você pode consultar se não souber como dobrá-los.

Se você conseguiu seu modelo em um livro, ele terá instruções. O bom de aprender essa técnica é que o mesmo método de dobradura pode ser usado para fazer outras formas 3D em origami, como as usadas para fazer cisnes ou corujas.

Embora você possa praticar dobrando alguns triângulos em um papel de rascunho, compre papel para origami de qualidade para o barco-dragão de verdade. Isso vai assegurar que você terá a espessura e firmeza certas; também garante que o papel terá a mesma cor dos dois lados.

Corte as folhas de papel com um estilete afiado para artesanato e régua para garantir que tenham o mesmo tamanho. Cortar várias folhas de papel com tesoura pode fazer com que o papel escorregue, resultando em bordas que não são retas e peças de tamanhos variados.

É melhor terminar todos os triângulos antes de começar a montar o barco-dragão.

Montagem

Monte os triângulos dobrados de acordo com seu modelo. As dobraduras são feitas de modo que permitem que você encaixe um triângulo no outro, construindo assim as camadas que são robustas o bastante para criar paredes resistentes que formam os lados e parte da frente do barco. Seguir o modelo garante que todo o projeto seja executado corretamente.

Às vezes, as instruções do seu modelo podem estar incompletas ou levemente erradas. Nesse caso, simplesmente veja em uma foto ou vídeo o barco-dragão completo e descubra qual cor ou quantos triângulos são necessários para uma determinada área (é por isso que é importante ter uma foto juntamente com o modelo).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível