O que é uma barra anti-torção?

Escrito por william zane | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma barra anti-torção?
Instale uma barra anti-torção para melhorar o desempenho do veículo em curvas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Quando se trata de melhorar o controle de um veículo particular, há muitas maneiras diferentes de abordar o problema. Se você quiser reduzir o rolamento da carroceria, para facilitar a manobra em curvas fechadas, há alguns suplementos importantes como barras estabilizadoras maiores, molas mais duras e amortecedores. A fim de melhorar a aderência, pneus com mais aderência, desempenho mais leve e rodas de liga leve são uma boa ideia. Uma barra anti-torção é outro componente que pode tornar o veículo mais ágil e proporcionar um melhor manuseio.

Outras pessoas estão lendo

Objetivo da barra anti-torção

Quando o veículo faz uma curva, o chassi sofre uma certa quantidade de flexão, embora isso varie de veículo para veículo, conforme a rigidez do modelo do chassi. A suspensão é conectada ao chassi do veículo, que transmite a flexão dali para a suspensão e depois para as rodas e pneus. Esta flexão e torção afeta negativamente a precisão e a capacidade de resposta da direção e suspensão, o que também é transmitido para o motorista. Uma barra anti-torção é uma barra de metal parafusada à suspensão em cada lado do carro onde a suspensão se liga ao chassi. Essa barra contrai os dois lados opostos do chassi um contra o outro, reduzindo a flexão e proporcionando ao veículo precisão e agilidade nas curvas.

Descrição de barra anti-torção

As barras de suporte anti-torção são feitas de metal sólido ou tubular, às vezes de fibra de carbono e podem ter forma redonda ou retangular, de acordo com o fabricante e o modelo. Em cada extremidade da barra há uma gola ou extensões de metal com furos. Esses furos correspondem às porcas e às partes superiores da barra sobre a suspensão. Elas podem ser pintadas, com revestimento em pó ou mesmo cromadas. São feitas de uma variedade de materiais como aço, alumínio, aço inoxidável e fibra de carbono.

Encontrando e comprando barras anti-torção

As barras vêm prontas para a maioria dos veículos. Elas geralmente são encontradas em empresas que se especializam no mercado independente de peças de desempenho. Procure essas empresas para encontrar as peças adequadas para seu veículo. Às vezes, essas barras ainda estão disponíveis no fabricante do veículo como um acessório de desempenho para revendedores.

Instalando as barras anti-torção

A instalação de uma barra anti-torção é geralmente um procedimento muito simples, desde que seja adequada para o seu veículo. Abra o capô e encontre os topos das barras no compartimento do motor, logo acima das rodas. Solte e remova as porcas que fixam o suporte superior ao compartimento do motor, com chave-soquete adequada. Deslize-a para baixo sobre os parafusos onde se encaixarão as porcas. Instale as porcas na parte superior da barra de suporte e aperte-as com a chave. Verifique se ela não está interferindo em nenhum componente do motor. Feche o capô.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível