Por que beber água causa acidez?

Escrito por shawn lehrke | Traduzido por juliana néris nakanejo
Por que beber água causa acidez?

Beber água pode causar azia

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Mesmo sendo a água boa para nós, essencial para a sobrevivência e para uma vida saudável, a verdade é que beber água pode causar acidez ou azia, especialmente naqueles que são propensos a tê-la. Por exemplo, as pessoas com hérnia hiatal ou refluxo ácido têm dificuldade para comer ou beber qualquer coisa sem ter sintomas de azia. Às vezes, esses sintomas podem ser graves, mas há maneiras de ajudar a evitá-los quando se bebe água.

Outras pessoas estão lendo

O que causa a azia?

A azia é causada quando o ácido do estômago escapa e chega até o esôfago. Isso acontece quando o esfíncter esofágico inferior (LES) não funciona como deveria. O LES atua como uma barreira entre o estômago e o esôfago. Ele abre-se para permitir que o alimento passe para o estômago e em seguida deve permanecer fechado, mantendo o ácido no local onde ele pertence. Quando o estômago está distendido (cheio), o estômago produz mais ácido para a digestão. Se ele está muito cheio, o LES pode ser forçado a abrir, permitindo que o fluido ácido flua para o esôfago provocando a dor de azia.

Beber água e a azia

Existem razões pelas quais beber água pode causar azia. Se o seu estômago ainda tem comida proveniente de uma refeição anterior, beber água vai enchê-lo ainda mais, fazendo com que se distenda e produza mais ácido. A água se mistura com o ácido estomacal, criando um líquido ácido que pode facilmente passar para o esôfago se o LES abrir momentaneamente, devido ao estômago cheio. A segunda razão acontece com o estômago vazio. Beber grandes quantidades de água com o estômago vazio funciona da mesma maneira como o estômago cheio de alimentos. Ele não faz distinção entre comida e bebida, e quando começa a ficar cheio, produz mais ácido. O mesmo cenário acontece quando se come grandes quantidades de comida. A pressão sobre o LES fará com que ele se abra dando ao líquido ácido a oportunidade de chegar até o esôfago.

Recomendações pra lidar com a azia induzida por beber água

Para ajudar a evitar azia antes de beber água, tome um antiácido. Isso ajudará a manter os níveis de ácido no estômago baixos e evitar a azia antes de começar. Não beba grandes quantidades de água de uma só vez. Tome pequenos goles, seu estômago irá lidar melhor com quantidades menores, sem produzir muito ácido. Não beba água pouco antes, durante ou logo após uma refeição. Beba entre as refeições, quando o estômago está vazio. A água fria pode causar espasmos no esôfago, que por sua vez faz com que o LES se abra. Beba água em temperatura ambiente ou até mesmo água morna. Use roupas folgadas, pois as apertadas em torno de seu estômagom coloca pressão sobre ele e farão com que o LES se abra quando não deveria. Beber água só agrava a situação. Por último, perder peso é uma ótima maneira de aliviar os sintomas de azia, causada pela ingestão de água ou de outra forma. É uma decisão saudável para tudo.

Procure atendimento médico

Se tudo falhar e você ainda sofrer com os efeitos da azia quando beber água, fale com o seu médico. Pode haver algo maior acontecendo que precisa verificado. A exposição prolongada ao ácido do estômago pode causar danos irreparáveis ​no esôfago, garganta e cordas vocais. Na maioria das vezes, os médicos prescrevem medicamentos para aliviar os sintomas, mas às vezes a cirurgia é recomendada para reparar o problema.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media