Benefícios do farelo de soja

Escrito por erik devaney | Traduzido por marina pastore
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Benefícios do farelo de soja
O farelo de soja é feito das cascas de grãos de soja (Flohsamen, hell und dunkel image by bbroianigo from Fotolia.com)

O farelo de soja é formado pelas cascas de grãos de soja secos finamente pulverizadas ou transformadas em purê. De acordo com o site soyinfocenter.com, o termo – que foi cunhado pela primeira vez pelo americano William G. Bowers em 1919 – não deve ser confundido com a polpa de soja, que é um resíduo insolúvel que sobra da produção de tofu e leite de soja. Embora tenha sido usado originalmente como um aditivo na alimentação animal, o farelo de soja é hoje um ingrediente e suplemento alimentar comum, e é conhecido por seu alto teor de fibras.

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Redução de colesterol

O farelo de soja – de acordo com o soyinfocenter.com – é feito de dois tipos diferentes de fibras: a fibra solúvel ou digestível e a insolúvel ou não-digestível. Das duas, é a primeira, a fibra solúvel, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Um estudo de 1978-1979 de J.M. Munoz e colegas mostrou que, entre todas as fontes mais tradicionais e conhecidas de fibras, como o psílio, o farelo de soja era a melhor no que se refere à redução do colesterol.

Alívio da constipação

De acordo com o mesmo estudo de 1978-1979 que descobriu que o farelo de soja pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, este ingrediente também pode ajudar a aliviar a constipação. Isto se deve largamente a seu alto teor de fibras. Segundo o webmd.com, alimentos com muitas fibras – como o farelo de soja – ajudam a aumentar o peso das fezes, atuando como um laxante natural para o corpo. Isto acontece porque a parte insolúvel do farelo de soja, como mencionado acima, não pode ser digerida adequadamente; assim, ela passa pelo trato digestivo, ajudando a regular os intestinos no caminho. Para obter melhores resultados neste quesito, você deve beber muita água enquanto come grande quantidade de alimentos ricos em fibras.

Normalização da bile

É sabido também que comer farelo de soja ajuda a aliviar os sintomas da colelitíase – ou pedras na vesícula – em pacientes mulheres. Estas pedras podem bloquear os dutos biliares, o que causa um acúmulo de resíduos e ácidos biliares dentro da vesícula. De acordo com um estudo de 1992, arquivado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos em ncbi.nlm.nih.gov, dietas ricas em farelo de soja ajudaram a reduzir os níveis de ácido biliar em pacientes e promoveram a normalização química da vesícula.

Produção

Além de ser bom para a saúde, o farelo de soja é incrivelmente barato e fácil de produzir. De acordo com o soyinfocenter.com, foi Bowers quem descobriu que é possível moer ou triturar grãos secos inteiros de soja, e este processo facilmente separa as cascas do resto do grão. Você também pode ferver o farelo para evitar que ele oxide, o que reduz seu valor nutricional e o torna suscetível ao apodrecimento.

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