O que são os besouros marrons?

Escrito por arlene mckanic | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são os besouros marrons?
Os besouros têm o maior número de espécies dentre todos os organismos vivos da Terra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Há cerca de 400 mil espécies de besouros no mundo. Alguns deles têm cores brilhantes, mas muitos possuem tons diferentes de marrom que pertencem à ordem coleoptera, o que quer dizer que eles têm uma "asa que é uma capa bem justa". Estes besouros passam por uma metamorfose. Eles começam como ovos, se transformam em larvas e pupas, e depois se tornam adultos.

Outras pessoas estão lendo

Lucanidae

Esta família, também conhecida como Lucanos, possui um besouro chamado vaca-loura, que é marrom, brilhante, com pernas quase pretas e que conta ainda com antenas. Ele tem longas mandíbulas, que podem chegar ao tamanho total do seu corpo. As mandíbulas das fêmeas, no entanto, são menores. Talvez por isso, os machos tenham entre 4,5 e 6 cm de comprimento, enquanto suas companheiras ficam entre 3 e 3,5 cm. O vaca-loura, cabra-loura ou cabrocha é encontrado em tocos velhos de carvalhos e podem às vezes se sentir atraídos por luzes durante a noite. Eles são comuns no nordeste dos Estados Unidos.

Scarabaeidae ou escaravelho

A família Scarabaeidae (escarabeídeos) é a mais extensa entre os besouros, e muitos deles são marrons. O Lichnanthe Rathvoni mede entre 1 e 1,6 cm, e possui uma cabeça preta e a cobertura das asas marrom. O resto do corpo é peludo e sua antena parece com a dos carunchos. Ele é encontrado no noroeste da costa do Pacifico na América do Norte. Já o Polyphylla diffractafica tem entre 2,2 e 2,5 cm e um corpo marrom relativamente iridescente. Ele vive em carvalhos e pinheiros do sudoeste dos EUA. O Rhizotrogus majalis tem entre 0,7 e 0,85 cm e é encontrado em flores durante o dia. À noite, ele se esconde embaixo de placas de madeira e outros dejetos, e é comum no noroeste da costa do Pacífico. O Pelidnota punctata tem corpo marrom amarelado com alguns pontos pretos. Ele come folhas de uva e pode ser encontrado no leste dos EUA. Tem entre 0,7 e 0,85 cm e é atraído por luzes em varandas. São besouros inofensivos e há, inclusive, quem os trate como animais de estimação.

Elateridae

A família elateridae é também chamada de elaterídeos. Quando estão deitados de costas, com as pernas para cima, flexionam o corpo até criarem um efeito de catapulta que os eleva vários centímetros no ar, para que possam voltar a ficar com os pés no chão. Eles têm entre 2 e 2,2 cm e são ativos à noite. Para isso, contam com um órgão iluminado no abdômen que clareia o chão enquanto caminham. Sua luz é forte o bastante ao ponto de um jarro cheio de besouros ser capaz de iluminar um cômodo para leitura. Suas larvas também são luminescentes e bem-vindas, porque comem certas pragas. Este besouro vive no sul dos Estados Unidos e no México.

Lampyridae

A família Lampyridae inclui os vaga-lumes, ou pirilampos. O Photinus pyralis tem entre 1 e 1,5 cm. Ele é marrom com listras vermelhas e também possui uma área vermelha atrás da cabeça. O órgão iluminado do macho é maior que o da fêmea, e tanto os adultos quanto as larvas são predadores comumente encontrados no leste da América do Norte. A luz destes insetos é fria (apenas luz, sem produção de calor) e é o resultado da interação de enzimas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível