O que a Bíblia diz sobre perdoar o adultério?

Escrito por contributing writer | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que a Bíblia diz sobre perdoar o adultério?
Jesus perdoou uma mulher que cometeu o adultério (Bible image by Jacob Randell from Fotolia.com)

Muitas pessoas se perguntam o que a Bíblia tem a dizer sobre o perdão de adultérios. Segundo ela, o adultério é claramente um pecado. No entanto, Jesus disse que uma pessoa pode cometer o adultério em seu coração mesmo sem o fazer com seu corpo. Deus perdoou Davi por sua traição com Betsabé e Jesus perdoou as mulheres adúlteras que quase foram apedrejadas até a morte. Isso implica que Deus quer que as pessoas perdoem esse pecado quando o transgressor possui um coração arrependido.

Outras pessoas estão lendo

História

Na Bíblia, o mandamento "Não adulterarás" está incluído nos Dez Mandamentos (Êxodo 20:14). Segundo o Velho Testamento, um adúltero deveria ser condenado à morte: "Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados" (Levítico 20:10). As passagens no Velho Testamento sobre o adultério são muito claros, sem muito espaço para o perdão.

Considerações

Ainda assim, a Bíblia diz que Deus não condenou o Rei Davi à morte quando ele cometeu o adultério com Betsabé e depois matou seu marido. Em vez disso, ele mandou o profeta Natan para repreender Davi por seus atos. Ao invés de se defender, Davi aceitou a responsabilidade por suas ações e arrependeu-se. (2 Samuel 11 e 12). Embora o pecado de Davi tenha lhe custado a criança que ele concebeu com Betsabé, Deus o perdoou por seu adultério e abençoou o casal com outro filho, Salomão, que se tornou o próximo rei (2 Samuel 12:24).

Identificação

A Bíblia define o adultério de forma muito mais liberal do que as pessoas. Segundo Jesus, fantasiar sobre cometer adultério também é pecado: "Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mas eu digo: qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração" (Mateus 5:27-28). Então, o adultério é muito mais do que um problema físico — é um problema do coração.

Importância

Em João 8:1-11, a Bíblia diz que Jesus perdoou uma mulher que cometeu o adultério e evitou que um grupo de homens a apedrejasse até a morte pelo pecado. O homem com quem ela cometeu o adultério está perceptivelmente ausente da história. Jesus disse aos homens: "Se algum de vocês estiver sem pecados, seja o primeiro a atirar pedra nela". Todos os homens largaram suas pedras, começando pelo mais velho.

Efeitos

A Bíblia não menciona especificamente uma pessoa por perdoar um cônjuge pelo adultério. Ela diz que é errado, mas também afirma que não é pior do que outros pecados. A Bíblia também aponta que o pecado pode ser cometido apenas no coração. Deus perdoou Israel por esse pecado várias vezes, o que implica que nós também devemos perdoar quando a outra pessoa tem um coração penitente. Veja o Salmo 51 para um exemplo de um coração arrependido após o adultério.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível