Conhecimento

Biomecânica básica do movimento humano

Escrito por michelle blake | Traduzido por ricardo soares
Biomecânica básica do movimento humano

Os músculos agem como roldanas

lady iron two image by Paul Moore from Fotolia.com

O movimento humano é controlado pelo sistema músculo-esquelético, o qual atua essencialmente como uma série de alavancas e roldanas. A cinesiologia é o estudo da biodinâmica do movimento, englobando profissões tão diversas como personal trainers, massagistas, professores de ginástica e ortopedistas. Cada articulação do corpo se move em sua própria maneira, embora os princípios biodinâmicos básicos sejam sempre os mesmos.

Alavancas

lady iron two image by Paul Moore from Fotolia.com

Imagine o simples ato de flexionar o cotovelo. Nesse movimento, o osso do braço superior (úmero) e os ossos do braço inferior (rádio e ulna) são alavancas. Os ossos se encontram no cotovelo, que é um tipo de articulação de dobradiça que permite os movimentos de flexão e extensão.

Roldanas

Os músculos agem como roldanas. O bíceps braquial é o principal músculo envolvido na flexão do cotovelo. A extremidade superior do músculo se anexa ao ombro e à parte superior do úmero, enquanto a sua extremidade inferior se anexa ao antebraço logo abaixo do cotovelo.

Ação

O movimento ocorre quando o cérebro sinaliza para que os músculos encurtem. Na flexão do cotovelo, as fibras individuais do bíceps se encurtam, fazendo com que o músculo inteiro se torne mais curto. Conforme se contrai, ele atrai os ossos mais juntamente. Nesse exemplo, o músculo atrai o antebraço para mais perto do braço superior e do ombro, fazendo com que a articulação do cotovelo se flexione.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media