Conhecimento

Biomecânica básica do movimento humano

Escrito por michelle blake | Traduzido por ricardo soares
Biomecânica básica do movimento humano

Os músculos agem como roldanas

lady iron two image by Paul Moore from Fotolia.com

O movimento humano é controlado pelo sistema músculo-esquelético, o qual atua essencialmente como uma série de alavancas e roldanas. A cinesiologia é o estudo da biodinâmica do movimento, englobando profissões tão diversas como personal trainers, massagistas, professores de ginástica e ortopedistas. Cada articulação do corpo se move em sua própria maneira, embora os princípios biodinâmicos básicos sejam sempre os mesmos.

Outras pessoas estão lendo

Alavancas

lady iron two image by Paul Moore from Fotolia.com

Imagine o simples ato de flexionar o cotovelo. Nesse movimento, o osso do braço superior (úmero) e os ossos do braço inferior (rádio e ulna) são alavancas. Os ossos se encontram no cotovelo, que é um tipo de articulação de dobradiça que permite os movimentos de flexão e extensão.

Roldanas

Os músculos agem como roldanas. O bíceps braquial é o principal músculo envolvido na flexão do cotovelo. A extremidade superior do músculo se anexa ao ombro e à parte superior do úmero, enquanto a sua extremidade inferior se anexa ao antebraço logo abaixo do cotovelo.

Ação

O movimento ocorre quando o cérebro sinaliza para que os músculos encurtem. Na flexão do cotovelo, as fibras individuais do bíceps se encurtam, fazendo com que o músculo inteiro se torne mais curto. Conforme se contrai, ele atrai os ossos mais juntamente. Nesse exemplo, o músculo atrai o antebraço para mais perto do braço superior e do ombro, fazendo com que a articulação do cotovelo se flexione.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media