Como usar o Blender e criar um modelo 3D

Escrito por daniel ketchum | Traduzido por marina mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar o Blender e criar um modelo 3D
O Blender é um pacote completo de modelagem em 3D e animação (3d illustration of reflective 3d balls image by Maxim_Kazmin from Fotolia.com)

Blender é um pacote completo de modelagem em 3D e animação com diversas opções de programas caros como Maya, 3D Max ou Cinema 4D. Ainda assim, ao contrário dos seus concorrentes, Blender é um software gratuito. Ele pode ser usado para criar, texturizar e preparar um modelo. A partir disso fazer e renderizar a animação. Se quiser criar um modelo 3D, como uma mesa, pode fazer isso rapidamente com as ferramentas e funções do Blender.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Software Blender
  • Mouse com botão de rolagem

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Acesse Blender.org e baixe a última versão do Blender. Instale no computador. O atalho do programa aparecerá na área de trabalho. Para escolher o idioma português siga as instruções no último parágrafo deste artigo.

  2. 2

    Abra o programa. Verá um menu no topo, um campo abaixo, e abaixo dele outro menu, e no centro um conjunto de painéis com controle de várias funções de modelagem. É padrão do programa haver um cubo na cena.

  3. 3

    Aperte e segure o botão do meio do mouse e gire o cubo para ver as faces em cada ângulo. Nos controles abaixo do campo, mude o "Modo de Objeto" para "Modo de Edição". Depois, mais à direita do mesmo menu, clique em "Face select".

  4. 4

    Clique com o botão direito na face do topo. Agora vá para baixo na painel "Malha" e clique em "Extrudar Região". Use o mouse para extrudar apenas um pouco. Então clique no menu "Malha" novamente e selecione "Transformação" e então "Scale Texture Space". Use o mouse para aumentar a extrusão e criar uma superfície larga e plana para servir como o centro da mesa. Use a opção "Extrudar Região" novamente, para dar molde a espessura da mesa.

  5. 5

    Selecione a face do centro, que se tornará a perna central da mesa. Use a ferramenta "Extrudar Região" em combinação com a função "Scale Texture Space". Faça uma série de extrusões para conseguir faces grandes e finas, das quais resultará uma perna com curvas em forma de losango. Conclua as extrusões criando um pé largo para a base da mesa.

  6. 6

    Selecione "Arquivo" e clique em "Gravar". Nomeie seu arquivo e aperte "Enter". Assim, salva-se o modelo 3D. Se quiser usar outro programa, selecione "Arquivo" e clique em "Exportar". Escolha o tipo de arquivo que quer para o modelo exportado. O Wavefront OBJ é um bom tipo, já que a maioria dos programas 3D reconhecem seu formato.

Dicas & Advertências

  • Para mudar o idioma clique em "Arquivo" no menu superior, depois selecione "Preferências de Usuário". Nesta janela, selecione a aba "Sistema", e na parte inferior direita selecione a caixa "International Fonts", escolha o idioma português, clique nas caixas "Interface" e "Dicas" e salve as alterações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível