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Como usar uma bola de ginástica durante a gravidez e trabalho de parto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Usar uma bola de ginástica durante a gravidez pode ajudar a abrir as articulações e músculos pélvicos em preparação para o parto. Durante o trabalho de parto, sentar-se em uma bola pode relaxar o assoalho pélvico e tornar as contrações menos dolorosas.

Instruções

Muitas mulheres grávidas se exercitam com a bola (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Uso durante a gravidez

  1. Coloque a bola de ginástica sobre o chão limpo, perto de uma cadeira ou de outro objeto que a ajude a manter o equilíbrio.

  2. Sente-se na bola, mantendo suas pernas a uma distância entre 50 e 63 cm e seus pés no chão de frente para você.

  3. Lentamente, movimente-se de um lado para o outro e para a frente e para trás, relaxando os seus músculos e ligamentos pélvicos. Peça ajuda para subir e se levantar da bola nas primeiras vezes que você praticar os exercícios até que se acostume com a sensação.

  4. Pratique um um movimento em forma de "oito", assim como em forma circular, no sentido horário, e então anti-horário. Pratique várias vezes ao dia.

  5. Sente-se sobre a bola quando estiver trabalhando em uma mesa baixa, assistindo TV ou apenas relaxando.

    Uso durante o parto

  1. Limpe e esterilize cuidadosamente a bola passando um pano estéril umedecido com uma solução de limpeza antibacteriana.

  2. Coloque uma toalha limpa e macia sobre a bola.

  3. Sente-se na bola e movimente-se para frente e para trás ou em forma de oito, ou em movimentos circulares durante as contrações. Isso vai ajudar a aliviar a tensão, vai abrir suas articulações pélvicas e diminuir as dores. Você pode apoiar a parte superior do corpo na cama, deitando sua cabeça e seus braços.

  4. Abrace a bola no nível do peito, descansando sua cabeça sobre ela enquanto se ajoelha e balança a parte inferior do corpo para frente e para trás para relaxar durante as contrações.

  5. Coloque a bola de ginástica sobre o colchão e fique de pé ao lado da cama, abraçando a bola no nível do peito e descansando a cabeça sobre a bola, para apoio. Balance para frente e para trás para ajudar a parte inferior do corpo a relaxar durante uma contração e outra.

Dicas

  • Use a bola de ginástica após dar à luz para ajudar a tonificar seus músculos pélvicos e abdominais.

Aviso

  • Inspecione sua bola de ginástica regularmente procurando por vazamentos para certificar-se de que não há perigo de romper-se durante o uso. Fale com seu médico ou parteira sobre sua vontade de usar a bola para saber se é uma opção segura durante a gravidez e na hora do parto.

O que você precisa

  • Bola de ginástica, com circunferência de 55-85 cm
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