×
Loading ...

De que tipo de bomba você precisa para retirar água de um poço raso

Atualizado em 17 abril, 2017

Poços rasos são cavidades com uma profundidade de água de 30 m ou menos. A medição da profundidade é a altura a partir do topo da superfície da água no poço até o nível do solo. Muitas bombas que são feitas especificamente para poços rasos só funcionam a uma profundidade de 6 a 7,5 m. Bombas mecânicas para poços rasos — tais como bombas a jato e bombas centrífugas — usam princípios que também podem ser aplicados em poços mais profundos. No entanto, bombas manuais não funcionam com poços mais profundos.

Embora bombas manuais sejam menos sensíveis à temperatura, bombas de pé devem ser protegidas do frio severo (NA/Photos.com/Getty Images)

Bombas manuais

Bombas manuais criam um vácuo dentro do poço que puxa a água para um cano e através da bomba. O cano mede de 7,5 a 8,5 m de comprimento e é afixado ao solo, na parte superior do poço. Caso contrário, a área na parte superior do poço é fechada. Bombas manuais funcionam apenas com poços rasos e, apesar de alguns modelos permitirem que a água a seja bombeada de profundidades de 1,5 a 3 m, a maioria dessas bombas pode puxar água de uma profundidade de 6 m, no máximo. A bomba é ativada manualmente — geralmente pressionando a manopla, embora alguns modelos tenham um pedal em seu lugar.

Loading...

Bomba a jato para poços rasos

No nariz da bomba de jato para poços rasos, há um sistema de bocal e venturi, um constritor que aumenta a velocidade da água bombeada. Um tubo suga a água para cima através do bocal, o que dispara a água através do venturi. Enquanto isso, um outro tubo leva a água para o outro lado utilizando ar (através da diferença de tamanho de diâmetro nos tubos). Isto cria uma pressão no interior da bomba, o que mantém a água em movimento — e permite "mover" uma parte da água para cima através da bomba e completamente para fora do poço. Uma bomba a jato para poços rasos funciona em poços que tenham uma profundidade de água de 7,5 m no máximo.

Comba a jato conversível

Bombas a jato conversíveis trabalham da mesma forma que as bombas a jato para poços rasos — de acordo com os mesmos princípios de mudanças de pressão induzidas por diferentes tamanhos de tubos. No entanto, as bombas a jato conversíveis têm o bocal e o sistema de tubos venturi colocados no poço. Elas são chamadas de "conversíveis" porque, embora sejam comuns em poços profundos, também podem ser utilizadas em poços superficiais. Uma vez que a profundidade de água pode mudar ao longo das estações do ano em qualquer poço (a profundidade da água pode aumentar durante os períodos de seca, por exemplo), uma bomba a jato conversível pode ser utilizada para um poço que tenha uma profundidade de água maior que 7,5 m por apenas parte do ano.

Bomba centrífuga

A bomba centrífuga transfere energia cinética suficiente para a água para que ela saia do poço sendo girada pela bomba. Ela gira a água por meio de um mecanismo manual ou um motor de combustão, de acordo com o modelo. Para começar, a bomba deve ter água em seu interior e expulsá-la através de um bocal de descarga. Uma bomba centrífuga também pode bombear líquidos mais finos do que a água, e alguns modelos também pode bombear líquidos que tenham sólidos em suspensão. A taxa de fluxo da água depende da pressão de retorno do poço, mas o fluxo deve ser sempre constante. As bombas centrífugas são comumente usadas para a irrigação, e por vezes são também utilizadas para fins industriais, tais como sistemas de refrigeração ou de transferências de elementos químicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...