Mais
×

Brincadeiras educativas no quadro-negro para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Os professores costumavam ser os únicos a escreverem no quadro negro, a menos que o aluno estivesse de castigo e tivesse de escrever "Vou ficar no meu lugar" cem vezes. Quadros-negros são uma ferramenta motivadora que os professores podem usar para fazer com que os alunos se interessem por aprender novas habilidades e praticar as que já adquiriram. Jogos educativos que utilizam o quadro-negro dão uma nova dimensão ao aprendizado e permitem aos alunos brincarem no quadro, o que sempre é divertido. Uma vez que começar a pensar em maneiras de utilizar o quadro-negro para reforçar o aprendizado, você estará prestes a conquistar a atenção de seus alunos para este método de ensino.

Quadros-negros são uma ferramenta motivadora para professores (child's mini chalkboard - apple image by samantha grandy from Fotolia.com)

Jogo de desenho e vocabulário no quadro-negro

O propósito deste jogo é ajudar os alunos a aprenderem novas palavras em uma competição saudável. Para realizar este jogo, o professor prepara uma série de fichas, cada uma contendo uma palavra. Elas são escolhidas e uma pessoa de cada time vai ao quadro. Um de cada vez desenha a imagem de sua ficha, enquanto seus colegas de equipe tentam acertar a palavra. O tempo-limite é de um minuto. Ao fim deste tempo, terminam as chances de adivinhar e o time ganha um ponto se acertou. Depois é a vez do outro time. A cada rodada, troca-se a pessoa que desenha pelo time.

Jogo da bomba-relógio

A essência do jogo da bomba-relógio é responder questões relacionadas a matemática, ciências, história e outras disciplinas. A turma é dividida em duas equipes e uma pessoa de cada equipe é o monitor da bomba-relógio. Os monitores vão ao quadro-negro e cada um desenha um relógio de bomba-relógio sem números. O professor lê uma pergunta para uma equipe de cada vez. Cada equipe tem um minuto para responder corretamente a pergunta. Se a equipe não responder corretamente, o gravador adiciona um número ao mostrador de relógio. A bomba-relógio explode quando seis números são adicionados. A primeira equipe a explodir a sua bomba perde.

Jogo-da-velha de perguntas e respostas

Este jogo coloca um aluno contra o outro. Uma grade de jogo-da-velha é desenhada no quadro, e um aluno fica com "O", enquanto o outro fica com "X". O professor faz perguntas sobre qualquer matéria estudada em sala de aula. Todos os assuntos são válidos. O professor lê uma pergunta para um aluno de cada vez. Se ele acertar, pode marcar na grade. Caso contrário, não. O primeiro aluno a enfileirar três símbolos vence, e são escolhidos dois outros alunos para participarem da próxima rodada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article