Brincadeiras matemáticas para ultima semana de aula

Escrito por cameron burry | Traduzido por pedro henrique braga
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras matemáticas para ultima semana de aula
Combinar diversão e matemática é uma ótima opção para o final do ano letivo. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Durante a última semana de aulas, seus alunos podem não se sentir bem em completar tediosas fórmulas matemáticas ou equações, e as chances são grandes de até você ficar exausto por ter explicado a eles o ano todo. Sendo este o caso, há muitas atividades que você pode realizar durante a última semana letiva para deixar o assunto um pouco mais leve e mais agradável.

Outras pessoas estão lendo

Bingo matemático

Crie ou compre alguns cartões de bingo na loja de materiais escolares. Escreva respostas diferentes para certas equações em cada cartão e distribua aos alunos. Ao invés de apenas chamar pelos números, chame por uma equação, fazendo que os alunos a resolvam para obter a resposta, que pode estar em alguns cartões. Se alguém responder todas as equações corretamente e conseguir o bingo, dê um prêmio. Uma sugestão é dar doces ou pontos extras no boletim.

Como isso é usado?

Para um projeto de matemática divertido, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Dê a cada grupo um princípio matemático. Peça aos alunos que pesquisem sobre o principio a fim de descobrir de que forma ele é usado no mundo real ou em profissões reais. Isso vai ajudar os alunos compreender por que os temas abordados na aprendizagem são relevantes e úteis para o seu futuro, observando a aplicação de certos cálculos na vida real.

Saco de feijões matemáticos

Peça para os alunos ficarem em pé, formando um círculo ao redor classe. Pegue um saco de feijão, uma bola leve de borracha ou qualquer outra coisa que possa ser jogada sem ferir alguém. Peça que todos os estudantes na classe escolham números aleatórios, você pode usar etiquetas para prender os números ao uniforme de cada aluno, de modo que seja facilmente visto pelos outros membros do grupo. Antes que um membro do grupo jogue o saco de feijão para outro membro do grupo, devem dizer uma equação cujo resultado seja igual ao número que está na camisa do destinatário. Por exemplo, se o próximo aluno é o número dois, o antecessor deve dizer algo como "quatro menos dois é igual a ...". Determine um limite de tempo para forçar o rápido raciocínio dos alunos. Quando um aluno vacilar ou apresentar uma equação errada, este aluno estará "fora" e deve se sentar.

Planilhas matemáticas

Você pode usar planilhas como uma atividade divertida, fazendo uma espécie de corrida para completá-las. Divida os alunos em grupos e forneça a cada grupo uma planilha. Dê-lhes um período de tempo especifico para concluir cada planilha. O primeiro grupo a terminar a planilha ou o grupo que concluir a planilha com as respostas mais adequadas deve ganhar um prêmio. Isso irá manter o jogo competitivo e os grupos motivados para terminar a atividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível