Brincadeiras simples para crianças de 2 a 5 anos

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras simples para crianças de 2 a 5 anos
Mantenha as regras simples para as crianças não se frustrarem (games image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

Crianças pequenas e do jardim da infância estão aprendendo constantemente --mesmo quando elas estão brincando. Jogos podem ensiná-las sobre trabalhar em equipes, revezar e seguir instruções. Crianças dessas idades podem ter seus sentimentos feridos facilmente e ficam desanimadas, então não foque em ganhar ou perder quando jogar com elas. Elogie-as por seguirem as instruções e se empenharem; elas podem se divertir jogando e se sentirem bem sobre si mesmas também.

Outras pessoas estão lendo

Correspondência

Jogos de correspondência ajudam as crianças a exercitarem suas memórias, mas esses tipos de jogos também são úteis porque são portáteis e as crianças não irão se entediar facilmente. Crie seu próprio jogo de correspondência. Encontre em qualquer lugar de seis a 20 imagens de diversos temas, tais como os dinossauros ou personagens da Disney e xeroque cada imagem. As fotos devem ser cortadas todas do mesmo tamanho e plastificadas para ficarem sempre limpas e sem danos. Para jogar, coloque todas as cartas viradas para baixo sobre um tapete ou mesa. Cada criança terá sua vez de virar quaisquer duas cartas. Se as cartas forem correspondentes, a criança fica com elas. Se não, ele as vira de volta e a próxima criança pega outras duas cartas. Continue até que todos os pares sejam encontrados.

Adivinhação

Jogos de adivinhação podem ser usados para desafiar a criatividade da criança e sua habilidade de raciocínio. Escolha qualquer objeto pequeno ao alcance, mas não deixe que a criança veja o que você escolheu. Coloque o objeto dentro de uma meia ou saco de plástico escuro e feche com um elástico. A criança pega o saco e tenta adivinhar o que está lá dentro, sentindo o objeto. Jogos de adivinhação também podem ser jogado no carro ou na hora das refeições sem quaisquer adereços. Você pode descrever uma pessoa, animal ou lugar e pedir para a criança adivinhar o que é.

Atividade física

Você pode ajudar as crianças pequenas a melhorarem suas habilidades de coordenação e motoras ao mesmo tempo, incentivando-as a serem ativas. Crie um pista de obstáculos para as crianças seguirem, ou brinque de siga o líder. Uma criança ou adulto é o líder e escolhe uma certa maneira de mover-se pelo local, como pulando ou rastejando. Todo mundo deve seguir e mover-se da mesma forma. Faça revezamentos para que todos sejam líder. Se o tempo estiver bom, leve as crianças para fora para brincar de pega-pega "congelar". Todos devem correr e tentar evitar a criança ou adulto que é o pegador. Uma vez que o pegador toque um participante, este deve congelar até que todos tenham sido pegos.

Atividades musicais

As crianças pequenas e de jardim da infância não só amam música, como esta também ajuda a ensinar sobre ritmo, rima e comunicação. Cante ou toque um CD do Patati Patata e sugira que as crianças acompanhem. Se você tiver um grupo de crianças, jogue uma versão da dança das cadeiras que não irá resultar em mágoas e brigas. Coloque as cadeiras no meio da sala e, em seguida, comece a tocar música e peça para as crianças ficarem ao redor delas. Quando a música parar, todos devem se sentar nas cadeiras. Após cada rodada, tire uma cadeira. Todos têm que trabalhar juntos para todos caberem nas cadeiras restantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível