×
Loading ...

Qual a broca mais resistente?

Uma ferramenta é tão boa quanto o material que a compõe. Isto é particularmente verdadeiro quando se discute brocas, já que o material que compõe a broca não só afeta significativamente o seu desempenho, mas também o tipo de materiais que ela pode perfurar. Em relação à broca mais resistente, não é apenas um material, mas uma combinação deles, que reivindica este título.

A broca deve conseguir resistir ao material perfurado (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Dureza

A resistência de uma broca, assim como a resistência de qualquer material, é medida em relação a quão difícil é de arranhá-la. Isto significa que o material que constitui as brocas mais resistente é muito difícil de deteriorar, já que ela precisa ser mais forte do que o material que será perfurado. Infelizmente, materiais que excedem na resistência também são mais frágeis, o que significa que eles não dobram, mas quebram.

Loading...

Carboneto de tungstênio

A base para muitas das brocas mais resistentes é o carboneto de tungstênio. Um metal cinco vezes mais forte do que o aço, o carboneto de tungstênio por si constitui uma broca muito resistente e que é bastante resistente ao calor. No entanto, ele pode ser frágil, de modo que apenas as pontas de muitas brocas são feitas deste metal, porém, não é incomum muitas brocas inteiras serem feitas desse material.

Revestimento de diamante

Para uma camada extra de resistência para brocas de carboneto de tungstênio, uma camada de diamante policristalino é frequentemente adicionada. Este revestimento é constituído por partículas de diamante, que têm mais ou menos metade de um milímetro de espessura e são ligados a um suporte de carboneto de tungstênio.

Vantagens e desvantagens

Essas brocas de carboneto de tungstênio incrustadas com diamante são as mais resistentes, mas elas têm suas desvantagens, bem como as suas vantagens. As vantagens são, obviamente, a resistência dessas brocas ao uso e sua capacidade de perfurar até mesmo o mais duro dos materiais. No entanto, elas também são quebradiças e podem quebrar com a pressão aplicada, e são extremamente caras. Como tal, elas tendem a ser utilizadas apenas em certos projetos.

Aplicações

Estes tipos de brocas são usadas em uma variedade de indústrias. A indústria automotiva faz uso delas, bem como a indústria aeroespacial. A necessidade de perfurar através de ligas extremamente resistentes e duráveis torna essas brocas necessárias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...