O cabelo cresce de novo após estresse ou dieta?

Escrito por priya hariharan | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As condições de perda de cabelo variam de pessoa para pessoa e dependem de vários fatores, tais como doenças, dietas, estresse e desequilíbrio hormonal. Algumas destas condições são conhecidas como "eflúvio", afetando diferentes fases do ciclo de crescimento do cabelo. Eflúvio telógeno é, provavelmente, a segunda forma mais comum de perda de cabelo provocada por estresse e dietas radicais. Há alguns casos em que pode haver regeneração total do fio mesmo com a remoção do folículo do couro cabeludo.

Outras pessoas estão lendo

Fatos sobre os cabelos

Os folículos capilares passam por diferentes fases no couro cabeludo e não produzem fibras de cabelo de forma contínua. Em média, há 100 mil folículos de cabelo no couro cabeludo. Em qualquer momento, cerca de 80% a 90% destes folículos estão em crescimento ou na fase anágena, enquanto que os 10% a 20% dos restantes estão em repouso ou na fase telógena. Eflúvio telógeno é a condição em que o número de folículos de cabelo produzidos cai significativamente, havendo um aumento na fase de dormência, resultando em uma queda expressiva. Estresse e dietas severas são alguns dos fatores que podem causar a doença.

Estresse e queda de cabelo

O estresse é um dos principais fatores desencadeantes para a queda de cabelo. Pode ser a curto prazo, como quando as mulheres dão à luz a um bebê, ou um trauma físico, como presenciar um acidente de carro. Mudanças bruscas que ocorrem no corpo representam um grande choque aos folículos, levando-os à morte até que o organismo volte ao normal.

Quanto mais persistente o motivo, mais constante é a perda de cabelo. Estresse e antidepressivos podem deixar os folículos substancialmente em hibernação, pois exercem um efeito negativo sobre o crescimento do cabelo a longo prazo, alterando sua bioquímica e aumentando o número de fios no estado de repouso.

Dieta e queda de cabelo

Tanto o corpo quanto os folículos de cabelo reagem ao estresse físico da redução drástica de calorias ou da falta de nutrientes necessários. Quando o corpo fica sem nutrientes, especialmente proteínas, a produção de cabelo para a fim de salvar os nutrientes e preservar os órgãos vitais. Quedas bruscas não ocorrem imediatamente, pois, em alguns casos, a queda de cabelo só é percebida após a finalização das dietas radicais. O cabelo perdido pode levar até um ano para voltar a crescer, já que precisam passar por uma fase de repouso após o caimento. A perda extrema de peso também pode resultar em um aumento da produção de hormônios sexuais masculinos chamados andrógenos, os quais são destinados a matar o folículo de cabelo. Uma vez que os folículos são destruídos, não há chances para haja um novo nascimento.

Tratamentos

Acabar com os motivos causadores é o melhor tratamento. Por exemplo, se o estresse está causando a perda de cabelo, a redução do estresse é a solução. Se os antidepressivos estão causando o caimento, tente trocar para outra marca. Tente não privar o corpo das proteínas e dos nutrientes de que ele necessita. Seguir uma dieta saudável, comer em porções adequadas e fazer exercícios físicos dariam ótimos resultados na perda de peso sem prejudicar seu corpo. Além disso, tome suplementos para o cabelo, a fim de nutrir os folículos dormentes.

Precauções

Consulte um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento. Faça um teste arrancando um fio ou uma biópsia do couro cabeludo, para certificar-se de que a perda de cabelo é devido ao eflúvio telógeno. Não existe um padrão específico para essa condição. Em casos graves, a doença pode imitar a alopecia androgenética ou calvície. Lembre que o nascimento de novos fios pode levar meses antes de se começar a perceber. Faça o tratamento de forma contínua e espere pacientemente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível