Cães para crianças com autismo

Escrito por carmen laboy | Traduzido por michel makarios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cães para crianças com autismo
Cães de serviço são treinados desde filhotes (Two Dogs image by ziggyhendry from Fotolia.com)

Cães de serviço recentemente se tornaram populares entre a comunidade autista. Os cães são benéficos como uma forma de terapia e também podem ajudar nas habilidades sociais das crianças autistas. Para receber os benefícios completos e uma terapia física e ocupacional e ser capaz de direcionar o cão, a criança deve ter idade ou maturidade o suficiente para andar, alimentar e limpar o cão. Diferente dos relacionamentos típicos de cão/dono, os cães de autistas possuem uma parceria com os pais e a criança e trabalham com ambos, separadamente e em conjunto.

Outras pessoas estão lendo

O que é um cão de serviço

Um cão de serviço (ou outro animal como um macaco ou um gato) foi treinado especificamente desde a infância (e possivelmente criado com certos traços) para ajudar pessoas com deficiências. Por exemplo, existem cães que guiam os cegos; avisam os surdos de sons como campainhas, alarmes de incêndio e buzinas de carros; e cães que podem "sentir" quando uma pessoa está tendo um ataque. Alguns cães são capazes de exercer mais de uma função.

Treinando um cão de serviço

Treinar um cão de serviço leva anos e pode ser um processo contínuo, dependendo das necessidades da criança. Quanto mais passos forem necessários para completar o treinamento, mais tempo levará. Alguns cães são naturalmente melhores em herdar e aprender as tarefas de encontrar e guiar rapidamente, enquanto outras raças possuem outras habilidades naturais. Por conta do tempo gasto treinando esses animais (você pode ainda ser capaz de escolher o filhote que deseja que seja treinado), ainda há uma longa espera, que pode ser de meses a anos. Para qualificar um animal de serviço, o cão deve responder aos comandos 90% do tempo na primeira vez que o comando for dito, demonstrar habilidades básicas de obediência (sentar, ficar, deitar) e deve ser treinado para realizar pelo menos três tarefas que suavizem a deficiência do dono.

Benefícios de um cão de serviço

Para pessoas com autismo, os cães de serviço avisam seus donos de ataques iminentes, redirecionam colapsos e confortam e acalmam os que sofrem de ansiedade severa. Eles também podem ajudar os donos a perceberem quando estão realizando um movimento de auto-estimulação repetitivo, o que ajuda a ganhar controle sobre o hábito. Algumas crianças que possuem sensividade sensorial respondem bem à pressão dos cães deitando sobre elas protetivamente e são capazes de controlar ou redirecionar reações violentas de maneira mais eficaz por conta disso. Os cães também podem ser treinados para conseguir ajuda, chamar atenção para um nome sendo chamado, ajudar a encontrar uma criança perdida e também a mantê-la longe de estradas e perigos como água corrente e esgotos abertos.

O que fazer se ver um cão de serviço

Cães de serviço não são de estimação; eles são ajudantes físicos e terapêuticos altamente treinados. Nem todos os cães de serviço utilizam coleiras que os identifique como tais, apesar de muitos utilizarem, mas muitos donos explicam o que são. Caso o cão não esteja utilizando uma coleira identificadora, ele normalmente utilizará uma mochila ou roupa. Você também pode identificá-lo pelo maneirismo focado.

Você não deve acariciar, assobiar ou chamar um cão de serviço, pois ele se encontrará "em serviço" enquanto está fora com o companheiro e não deve ser distraído do valor e serviços necessários que ele provem. Nunca o alimente (porém, não há problema em prover água caso o cão pareça desidratado ou o dono permita).

Onde encontrar um cão de serviço

Você pode treinar seu próprio cão de serviço, mas isso requer muito tempo e esforço. Muitos cães desse tipo são caros, custando cerca de R$ 40. 000. Com sorte, existem subsídios disponíveis para ajudar os pais a arcarem com os custos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível