Mais
×

Cães: como descobrir a raça do meu vira-lata

Só pelo olhar, é difícil dizer quais raças compreendem um único vira-lata. No máximo, a pelagem, o formato da cabeça e do rabo entregam a genética dominante, sem dar todas as informações. Se um cão tiver três ou quatro misturas no seu histórico genético, será melhor requisitar um teste de DNA do que simplesmente adivinhar. Alguns kits desses testes podem ser adquiridos pela internet ou no pet shop. Os veterinário também pode oferecer esse serviço no consultório. Os resultados estarão disponíveis em até três semanas, mas valem a curiosidade.

Instruções

Os cães de raças misturadas são mistérios divertidos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Contate seu veterinário e marque o teste de DNA. Ele tirará sangue e mandará a um laboratório para análise. Se ele não oferecer esse serviço no próprio consultório, obtenha o kit. Procure por aqueles de empresas com mais de 100 raças puras no banco de dados. Essas companhias comparam a amostra de DNA do seu vira-lata com aquelas encontradas nesse banco. Se um dos ancestrais do animal não constar, o resultado mostrará a possibilidade mais próxima.

  2. Obtenha a amostra de DNA do seu vira-lata. Dependendo do kit, pode ser um cotonete esfregado na mucosa da bochecha ou uma amostra de sangue. Essa poderá ser obtida com o veterinário, que retirará o sangue do cão. Para o cotonete na mucosa, insira-o na boca do animal, entre a bochecha e a gengiva. Vire-o em direção aos dentes, por 30 segundos. Quando terminar, insira-o na embalagem estéril, sele e envie para a empresa.

  3. Espere pelos resultados. Eles podem demorar de três a quatro semanas para chegarem. A amostra de DNA do seu cachorro será comparada com o material genético de outras raças, listadas no banco de dados da empresa. Se um dos ancestrais do seu animal não constar, o resultado mostrará a possibilidade mais próxima possível. Nem todos os antecessores serão refletidos nos resultados. Os DNAs de raças puras são diluídos com o tempo, especialmente se o vira-lata for a terceira ou quarta geração híbrida.

  4. Reveja os resultados com seu veterinário. Ele poderá trabalhar com você para desenvolver um programa nutricional que atenderá quaisquer necessidades especiais das raças listadas no resultado. O teste ainda é capaz de auxiliar seu veterinário a identificar problemas de saúde específicos das raças que compreendem o seu vira-lata.

Aviso

  • Existem mais de 400 raças caninas puras pelo mundo, com somente 160 delas reconhecidas pelo American Kennel Club. Se quaisquer raças fora do registro desse clube compuserem a mistura, pode não ser possível identificar os ancestrais do seu vira-lata.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article