Por que os cães ficam enjoados toda manhã?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por aline fernandes
Por que os cães ficam enjoados toda manhã?
Cão deitado em uma mesa externa (mladensky/iStock/Getty Images)

Existem dois motivos principais pelos quais um cachorro vomitaria toda manhã após uma longa noite de sono ou um período de jejum. O primeiro é uma gravidez, mas isso geralmente passa depois que os filhotes nascem. O segundo é a síndrome do vômito bilioso, também conhecida como refluxo biliar, que pode acontecer com ambos os sexos, todas as raças e geralmente aflige os cães que possuem outros problemas digestivos, como pancreatite.

Sintomas

O cão não deve ter outros sintomas além de vomitar um pouco de espuma branca ou amarela toda manhã depois de acordar. Se houver outros sintomas, como arfar de forma extrema por motivos desconhecidos, encolher-se, ficar tonto ou ter diarreia, então a condição é mais grave e precisa de atenção veterinária imediata.

Por que os cães ficam enjoados toda manhã?
Cão com veterinária (Andreas Rodriguez/iStock/Getty Images)

Causas

O estômago não consegue mais tolerar o grande acúmulo de ácido estomacal que ocorre durante uma longa noite de sono. Como não há comida no estômago a essa hora, não existe um amortecedor para o ácido. Não se sabe exatamente o porquê de o estômago não conseguir mais tolerar certa quantidade de ácido. Pode ser porque o órgão foi danificado de alguma forma durante uma doença anterior, como colite, infecção viral, parasitas ou pancreatite.

Por que os cães ficam enjoados toda manhã?
Cão adormecendo na poltrona (Surachet Meewaew/iStock/Getty Images)

Tratamento

A menos que outros sintomas apareçam, vomitar bile uma vez por dia não é considerado nocivo. De acordo com o site Animal Hospitals USA, dar um petisco ou uma pequena refeição ao cão tarde da noite pode ajudar. Acredita-se que a comida ajuda a amortecer o ácido que está irritando o estômago.

Por que os cães ficam enjoados toda manhã?
Dono dando petisco ao cão (Huntstock/Huntstock/Getty Images)

Comportamento

De acordo com o "Dog Owner's Home Veterinary Handbook" (Guia veterinário caseiro para donos de cães), os cachorros podem vomitar devido ao estresse. Se o cão vomitar de forma previsível pela manhã após o mesmo evento -- como logo quando o dono está se arrumando para o trabalho --, então o tratamento precisa ajudar o cão a relaxar perto de qualquer que seja o motivo de seu estresse.

Por que os cães ficam enjoados toda manhã?
Dono conversando com o cão em casa (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

Aviso

Na síndrome do vômito bilioso, o cão só regurgita espuma branca ou amarela. Se o cão estiver expelindo qualquer outra substância, então o veterinário precisa ser notificado imediatamente. A espuma deve simplesmente cair da boca e não ser lançada em um arco. Isto pode indicar um problema médico grave.

Por que os cães ficam enjoados toda manhã?
Cão com veterinária (Fuse/Fuse/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível