Como calcular CAPM no Excel

Escrito por c. taylor | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
Como calcular CAPM no Excel
O Excel executa de forma simples cálculos de CAPM (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O Capital Access Pricing Model, ou CAPM, permite aos investidores avaliar o risco de uma ação para decidir se o ganho esperado vale a aplicação. Essa fórmula leva em conta a volatilidade, ou o valor Beta, de um potencial negócio, comparando-o com o retorno do mercado global e com uma alternativa de investimento em "aposta segura". O CAPM resultante dá a taxa de retorno esperada, o qual o potencial aplicação deve exceder para valer a pena o risco.

Instruções

  1. 1

    Abra o Microsoft Excel

  2. 2

    Digite o investimento alternativo "livre de risco" na célula A1, que poderia ser uma conta de poupança, títulos do governo ou outro investimento garantido. Por exemplo, se tiver uma conta de poupança livre de risco que rendeu 3% de juros anual, digite "0,03" na célula A1.

  3. 3

    Digite o valor beta da ação na célula A2, o qual dá uma ideia da volatilidade das ações. O mercado de ações global tem valor beta igual a 1, por isso o correspondente da ação individual determina a volatilidade em comparação com o mercado global. Por exemplo, um valor beta igual a 0,5 é metade do risco do mercado em geral, mas um valor beta igual a dois é 2 vezes mais arriscado. Tais números são listados em vários sites financeiros ou podem ser obtidos através de um corretor de investimento. No exemplo, se a ação possui um valor beta de 2, então digite "2,0" na célula A2.

  4. 4

    Digite o retorno esperado do mercado para um indicador amplo, como o S&P 500, na célula A3. No exemplo, o S&P 500 rendeu aos investidores uma média de 8,1% durante mais de 17 anos, então digite "0,081" na célula A3.

  5. 5

    Resolva o retorno de ativos usando a fórmula CAPM: taxa livre de risco + (beta * taxa de retorno de mercado livre de risco). Digite isso na célula A4 como "= A1+(A2 *(A3-A1))" a fim de calcular o retorno esperado para o investimento. No exemplo, isso resultaria em um CAPM de 0,132, ou 13,2%.

  6. 6

    Compare o CAPM com a taxa esperada de retorno da ação. Se seu corretor de investimentos diz que ela deverá render 15% ao ano, então vale a pena o risco, pois esse valor é maior do que o limiar de 13,2%. No entanto, caso o retorno esperado seja apenas de 9%, não arrisque, pois a taxa de retorno é consideravelmente menor do que o valor limite do CAPM.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível