Mais
×

Como calcular a constante dielétrica

A constante dielétrica, também conhecida como permissividade estática relativa, mede a extensão na qual um material concentra fluxo eletrostático, por isso é essencial conhecê-la ao decidir usar um material em um capacitor. A constante dielétrica possui muitas outras aplicações na física e na química, e além disso, deve ser conhecida ao utilizar um material para fazer cabos coaxiais e fibras ópticas.

Instruções

Defina a constante dielétrica matematicamente (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)
  1. Defina a constante dielétrica matematicamente. Ela é a razão entre a permissividade estática do material de teste e a permissividade estática do vácuo. Isso pode ser expresso como er = es/e0, em que "er" é a constante dielétrica, "es" é a permissividade estática do material de teste e "e0" é a permissividade estática do vácuo. Note que a permissividade estática do vácuo é, portanto, 1 por definição.

  2. Observe as unidades para a constante dielétrica. Ela é um número sem unidades, pois é a razão de duas quantidades com as mesmas unidades de medida.

  3. Meça a capacitância de um capacitor de teste com um vácuo entre suas placas e chame esse valor de "Co". Agora meça a capacitância do mesmo capacitor com o material de teste entre suas placas e chame esse valor de "Cx".

  4. Calcule a constante dielétrica dos resultados na Etapa 3 como Cx/Co. Sabendo-se que o campo eletromagnético muda ao longo do tempo, esse valor dependerá da frequência da mudança e será mais frequentemente referido como permissividade relativa.

  5. Calcule a constante dielétrica de sua suscetibilidade elétrica estática. Isso pode ser dado como er = 1 + Xe, em que "Xe" é a suscetibilidade elétrica estática do material de teste.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article