Educação e ciência

Como calcular o índice de qualidade da água

Escrito por jule rizzardo | Traduzido por júlia polachini
Como calcular o índice de qualidade da água

Use as medições da qualidade da água para avaliar a saúde de um rio

Photos.com/AbleStock.com/Getty Images

O índice de qualidade da água é a medida da qualidade da água de superfície, desenvolvido pela National Sanitation Fundation. Esse índice é um número entre 0 e 100, sendo medido em uma média ponderada de nove diferentes parâmetros de qualidade. Ele inclui temperatura, oxigênio e nitratos dissolvidos. Esse índice foi desenvolvido como um método padrão para avaliar a saúde relativa de um rio, córrego ou lago. Testes laboratoriais padrões para qualidade da água reportam cada parâmetro de qualidade separadamente em unidades de concentração, geralmente em miligramas por litro. O índice não é uma saída padrão para testes laboratoriais. Para determiná-lo, os cientistas precisam calcular pesando cada concentração por um fator. Os programas de computador estão disponíveis para auxiliar nesse cálculo, mas ainda é importante aprender como se calcula à mão para ganhar uma compreensão mais profunda de como o índice é derivado.

Nível de Dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine a concentração de oxigênio dissolvido na água, lendo o resultado de teste de qualidade. Leia o valor do índice de qualidade oxigênio dissolvido (Q), no gráfico de Q vs. concentração de oxigênio dissolvido.

  2. 2

    Determine a concentração de coliformes fecais na água lendo os resultados dos testes de qualidade. Leia o valor do índice de coliformes fecais (Q cloriformes fecais) em um gráfico de Q vs. concentração de coliformes fecais. Se o numero de colônias de coliformes for maior que 100,000, o índice é igual a 2.

  3. 3

    Determine o pH da água lendo o resultado dos testes de qualidade. Leia o valor do índice de pH (Q pH) do gráfico de Q vs. pH.

  4. 4

    Determine a demanda bioquímica de oxigênio (BOD) da água lendo o resultado dos testes de qualidade. Leia o valor do índice do BOD (Q BOD) em um gráfico Q vs. BOD.

  5. 5

    Determine a mudança da temperatura da água entre o ponto de interesse e o ponto de uma milha montante. Leia o valor do índice de temperatura (Q temperatura) em um gráfico de Q vs. temperatura.

  6. 6

    Determine o total de fosfato na água, lendo os resultados do teste de qualidade. Leia o valor do índice total de fosfato (Q fosfato total) no gráfico de Q vs. fosfato total.

  7. 7

    Determine os nitratos na água, lendo os resultados do teste de qualidade. Leia o valor do índice do nitrato (Q nitrato) no gráfico de Q vs. nitratos.

  8. 8

    Determine a turvação da água lendo os resultados do teste de qualidade. Leia o valor do índice de turvação (Q turvação) no gráfico de Q vs. turvação.

  9. 9

    Determine o total de sólidos na água lendo os resultados do teste de qualidade. Leia o valor do índice de sólitos totais (Q total de sólidos) no gráfico de Q vs. total de sólidos.

  10. 10

    Calcule o índice de qualidade da água através da ponderação dos índices de qualidade de água com a seguinte equação: Índice WQ = WQ Index = (Q oxigênio dissolvido * 0.17) + (Q coliformes fecais * 0.16) + (Q pH * 0.11) + (Q BOD * 0.11) + (Q temperatura * 0.11) + (Q fosfato total * 0.10) + (Q nitratos * 0.10) + (Q turvação * 0.08) + (Q sólidos totais * 0.07).

Dicas & Advertências

  • Índice de qualidade da água de 90-100 é excelente;
  • Índice de qualidade da água de 70-90 é bom;
  • Índice de qualidade da água de 50-70 é médio;
  • Índice de qualidade da água de 25-50 é ruim;
  • Índice de qualidade da água de 0-25 é muito ruim.
  • Alguns especialistas têm expressado preocupação com o uso do índice para avaliar a qualidade da água, argumentando que um único número pode não apresentar outros problemas referentes a qualidade da água.
  • O índice de qualidade de água não deve ser utilizado para avaliar a saúde humana ou para os ecossistemas aquáticos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media