Mais
×

Como calcular a nota final do bimestre se sua escola trabalha com letras

Atualizado em 17 abril, 2017

Os sistemas escolares modernos costumam dividir os períodos de avaliação do ano em bimestres e semestres. Um semestre letivo normalmente inclui dois bimestres. Caso sua escola use o sistema de letras, e você queira saber a sua nota bimestral, você precisará saber que tipo de método de avaliação seu professor usa. Além disso, você deve saber todas as pontuações dos seus trabalhos e se seu professor divide ou soma as notas dos exames parciais e finais. A maneira mais simples de descobrir a sua nota bimestral é perguntando ao seu professor, mas você também pode calculá-las, você vai precisar manter registros precisos das suas avaliações e estar familiarizado com as práticas de avaliação do seu professor.

Instruções

Manter seus registros e saber matemática são o caminho para calcular a nota final do bimestre (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Procure por informações, no programa de curso, sobre as políticas e práticas de avaliação. Deve haver alguma informação sobre as datas de início e fim dos bimestres, e se notas são ponderadas. O programa também deve informar sobre quais porcentagens constituem uma nota A, B, C, D ou E. Por exemplo, em algumas escolas 89% é um A-, enquanto que em outras, é um B +.

  2. Descubra se o seu professor usa a média aritmética ou ponderada. A média ponderada, significa que o seu trabalho de sala será dividido em categorias e cada categoria será o valor de um percentual de sua nota. Para calcular a sua nota bimestral, você precisa saber o peso de cada categoria e as suas notas em cada categoria. Por exemplo, as divisões podem ser de 25% para projetos, 10% para lição de casa, 20% para atividades em sala e 45% para trabalhos individuais. Se o seu professor usa a média aritmética, você só precisa calcular as notas que recebeu e dividi-las pelo total de pontos para obter a sua porcentagem e nota.

  3. Anote as suas notas em uma folha. Você precisa manter controle das notas de todas as atividades, para poder calcular sua nota. Você pode pedir um relatório de notas, para o seu professor perto do final do bimestre, assim você não precisará anotar suas notas em um papel.

  4. Calcule suas porcentagens de cada categoria de peso. Divida suas notas pelo total de pontos para obter o percentual em cada categoria.

  5. Divida suas porcentagens pelo percentual total possível. Se você tiver 80% na lição de casa, 70% nas atividades em sala de aula, 90% nos projetos e 80% nos trabalhos individuais, você tem um total de 320 pontos percentuais de 400 possíveis, o que lhe dá 80%.

  6. Se o seu professor usar a média aritmética, com uma calculadora some a sua pontuação e divida pelo total de pontos para ter a nota final do bimestre. Essa é uma nota simples de calcular, porque você não precisa calcular uma nota diferente para categorias diferentes.

  7. Olhe no seu programa de curso para descobrir a nota que você vai receber com base em seu percentual. Na maioria dos casos, o A é de 90%, um B é de 80%, um C é de 70%, um D é de 60% e um E é de 50%.

Dicas

  • O componente mais importante para poder calcular a sua nota final, é ter anotado todas as suas notas de todas as avaliações dentro do período de avaliação que você está registrando.

Aviso

  • Certifique-se de ter os registros precisos para suas notas. Cálculos imprecisos resultarão em notas erradas, o que não importa se você errar apenas alguns pontos percentuais. No entanto, calcular mal sua nota pode ser devastador se você estiver perto de reprovar.

O que você precisa

  • As notas de todas as avaliações
  • Programa de curso
  • Calculadora
  • Folha de notas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article